Após cirurgia

Deputado nas três primeiras legislaturas do Tocantins, Luiz Tolentino falece aos 81 anos

Ele assumiu a presidência da Assembleia em seu segundo mandato como deputado.

Por Redação 1.007
Comentários (0)

08/11/2021 15h14 - Atualizado há 2 anos
Luiz Tolentino

O ex-deputado estadual Luiz Tolentino faleceu na manhã desta segunda-feira (8/11), em Goiânia (GO), aos 81 anos, após passar por uma cirurgia.

Em nota de pesar, o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a trajetória de Luiz Tolentino, que cresceu em Araguatins, no Bico do Papagaio, onde foi vereador, professor de Matemática, de Educação Física e tabelião.

Tolentino foi eleito deputado Estadual durante as três primeiras legislaturas do Tocantins, sendo que na primeira atuou como relator do Regimento Interno da Constituição.

Ele também assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato, em 1991. “Buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexo e iniciou o processo de capacitação dos servidores”, lembrou o governador.

“Luís Tolentino deixa um legado de homem público comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins”, frisou o governador.

O deputado estadual Jair Farias (MDB) também destacou a trajetória de Luiz Tolentino. “Sua gestão [como presidente da AL] foi marcada por grandes conquistas, como a elaboração do Regimento Interno da Casa, construção da sede definitiva e capacitação dos servidores”.

Ainda conforme o deputado, “seu legado de trabalho e dedicação é reconhecido por todos que conhecem sua trajetória política”.

O parlamentar Jorge Frederico (MDB) frisou que “Tolentino era um tocantinense arrojado no trabalho político, e escreveu na história, momentos importantes para o Estado, além de sua carreira como professor, exemplo para muitos que conviveram”.

PERFIL

Tabelião nascido em Jacundá (PA), Luiz Tolentino foi criado em Araguatins, norte do Tocantins. Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura daquela cidade, ofício que exerceu por dez anos.

Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado.

Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006. 

VEJA AS NOTAS

"Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 8.

Luiz Tolentino cresceu em Araguatins onde foi vereador, além de professor de Matemática, de Educação Física, e tabelião. Eleito deputado Estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins; na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição.

Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual em 1991, quando buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexo e iniciou o processo de capacitação dos servidores. Luís Tolentino deixa um legado de homem público comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins.

Neste momento de despedida, clamo a Deus que envie o consolo aos corações dos familiares e dos amigos. A todos, os meus sinceros sentimentos".

Wanderlei Barbosa / Governador em exercício do Estado do Tocantins

________________________________________

"Meus sinceros sentimentos à família e amigos do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, que faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 8, em Goiânia, aos 81 anos, após passar uma cirurgia.

Professor de Matemática e Tabelião do Cartório de Araguatins, no Bico do Papagaio, Luiz Tolentino, foi vereador do município e exerceu dois mandatos como deputado estadual, chegando a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato em 1991.

Sua gestão foi marcada por grandes conquistas como a elaboração do Regimento Interno da Casa, construção da sede definitiva e capacitação dos servidores. Seu legado de trabalho e dedicação é reconhecido por todos que conhecem sua trajetória política.

Neste momento de luto, rogo a Deus que conceda consolo aos que sofrem com essa irreparável perda".

Jair Farias / Deputado Estadual

______________________________________

"Recebi com tristeza a notícia sobre a morte do ex Deputado Estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Tolentino, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8.

Tolentino era um tocantinense arrojado no trabalho político, e escreveu na história, momentos importantes para o Estado, além de sua carreira como professor, exemplo para muitos que conviveram.

À família e amigos deste nobre nome do Tocantins, meus sentimentos".

Jorge Frederico / Deputado Estadual

_______________________________________

Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado estadual, Luiz Tolentino. Amigo de nossa família, seu Luiz fez um brilhante trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins. Com sua trajetória de serviços prestados à população tocantinense, nos deixa um legado de trabalho e zelo com a coisa pública. 

Neste momento de muita reflexão, em nome do amigo Roger Tolentino, solidarizo-me com toda a família e os amigos que sofrem está irreparável perda. Em oração, pedimos ao Pai Celestial que lhe dê o merecido descanso.

Meu fraterno abraço,

Vicentinho Júnior | Deputado Federal

_______________________________________

“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Luiz Tolentino. Aos familiares e amigos, nossos votos de solidariedade e estima por conforto fraterno nesse momento de dor.

Luiz Tolentino tem uma trajetória de relevantes serviços prestados ao estado do Tocantins, e, em especial, à cidade de Araguatins, onde viveu desde a sua infância. O Grupo Tabocão lamenta essa irreparável perda”.

Grupo Tabocão / Edison Tabocão

______________________________________

“O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, e demais parlamentares lamentam a morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Luiz Tolentino, ocorrida nesta segunda-feira, dia 8, aos 81 anos. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia.

O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.

Tolentino foi um dos mais atuantes deputados do Estado, cujo imenso legado de solidariedade e atuação parlamentar marcou o desenvolvimento do Estado do Tocantins. 

Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos.

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.