Tocantins

Deputados aprovam aumento de 500% no ICMS sobre produtos de origem vegetal, mineral e animal

Recurso será destinado ao Fundo Estadual de Transporte (FET).

Por Redação 3.189
Comentários (0)

07/12/2022 15h42 - Atualizado há 1 ano
Aumento foi aprovado nesta terça-feira, 06

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (06), o projeto de lei do Governo do Estado que reajusta de 0,2% para 1,2% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos de origem vegetal, mineral e animal. O aumento é de 500%.

Aprovada em dois turnos de votação, a matéria do Executivo havia tramitado em regime de urgência e passado por três comissões: Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor; e Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Conforme o documento, o recurso irá ao Fundo Estadual de Transporte (FET) para promover a manutenção de obras, serviços de infraestrutura em pavimentação e a implantação de rodovias estaduais.

O reajuste foi menor do que o percentual antes proposto pelo deputado Zé Roberto (PT), que apresentara projeto de lei com reajuste de 1,65% a ser recolhido pelos contribuintes que promoverem operações interestaduais ou com destino à exportação.

A lei exclui de recolhimento os combustíveis líquidos ou gasosos, e lubrificantes derivados ou não de petróleo, bem como remessas efetuadas por produtor rural com destino a armazém geral, leilão, exposição ou feiras, conforme os prazos previstos, além das saídas efetuadas por produtos rurais de ovos e mercadorias oriundas de hortaliças.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.