Projeto de lei

Deputados mantêm veto sobre criação de novos cartórios em Porto Nacional, Tabocão e Santa Rita

Emenda tinha sido incluída pelos deputados em um projeto de autoria do TJTO.

Por Redação 553
Comentários (0)

08/11/2022 08h13 - Atualizado há 1 ano
Projeto original é de autoria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)

Os deputados estaduais do Tocantins mantiveram dois vetos parciais propostos pelo governador Wanderlei Barbosa durante votação na tarde desta segunda-feira (7).

Uma das propostas vetadas parcialmente trata-se de uma emenda feita pelos deputados a um projeto de iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que modifica a Lei Complementar Estadual nº 10, de 11 de janeiro de 1996, instituidora da Lei Orgânica do Poder Judiciário.

Em síntese, o teor da emenda vetada estabelece a criação de novas serventias extrajudiciais (cartórios) nas cidades de Porto Nacional, Tabocão e Santa Rita do Tocantins, além de disciplinar a forma de ingresso e circunscrever as delegações de serviço de registro de imóveis, títulos e documentos de registro civil de pessoas jurídicas e de protesto de títulos de Luzimangues.

Na mensagem de veto enviada ao Legislativo, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) destaca que, de acordo com o artigo 236, inciso I, da Constituição Federal, os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público, sujeitando-se seus atos à fiscalização do Poder Judiciário.

“Diante desse cenário jurídico, não me resta alternativa senão reconhecer a existência de vício de inconstitucionalidade quanto à iniciativa”, justificou o governador.

O outro veto diz respeito à legislação tributária, A emenda previa comando remissivo ao Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS). O governador vetou sob o argumento de evitar conflito de normas.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.