Estado

Deputados querem impedir corte de água e luz durante crise do coronavírus no Tocantins

Nesta quarta-feira (18), o Tocantins já contabilizou 27 casos suspeitos do novo coronavírus.

Por Redação 1.368
Comentários (0)

19/03/2020 11h10 - Atualizado há 4 anos
Três deputados já apresentaram a proposta

Três deputados estaduais do Tocantins já solicitaram a suspensão das cobranças de água e luz dos consumidores do Tocantins por causa da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é evitar que a população seja drasticamente impactada com a falta de serviços essenciais durante esse momento de crise.

Pela proposta do deputado Ricardo Ayres (PSB), as cobranças seriam suspensas por um prazo inicial de 90 dias, proibindo a interrupção do fornecimento, e que, após esse período, os valores devidos pela população de baixa renda sejam assumidos pelo Estado.

Nesse caso, o Governo poderia, alternativamente, isentar o ICMS destas contas ou dividí-los em até 20 vezes para que a população possa se reestruturar financeiramente. 

O deputado Valdemar Júnior (MDB) também protocolou, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislava, um projeto de lei que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica e de água com menos de 90 dias de atraso no pagamento.

Segundo o parlamentar, a preocupação se deve, principalmente, ao avanço da pandemia do coronavírus e seus impactos negativos para a população. “Ao que tudo indica, teremos de fato grandes impactos negativos por conta desse vírus. A sociedade sofrerá, não só na saúde, como também, principalmente na economia. A situação tende a se agravar cada vez mais. Portanto, precisamos ajudar a todos que serão atingidos, principalmente a população de baixa renda, que deve ser a mais afetada, com toda essa problemática que o mundo vem enfrentando”, observou.

A parlamentar Vanda Monteiro (PSL) também encampou a mesma proposta para impedir o corte no fornecimento de água e luz. As concessionárias Energisa e BRK Ambiental ainda não se manifestaram sobre o assunto. 

Nesta quarta-feira (18), o Tocantins já contabilizou 27 casos suspeitos do novo coronavírus e 1 confirmado. A Prefeitura de Palmas já determinou o fechamento do comércio em geral. Ficarão abertos apenas os supermercados, farmácias e unidades de saúde. O Governo do Estado também adotou várias medidas como a suspensão das aulas na rede pública e privada por tempo indeterminado. 

O QUE DIZ A ENERGISA

"A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações.

Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta.

A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br, pela Gisa (atendente virtual pelo WhatsApp) e pelo aplicativo Energisa On.

Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências".

O QUE DIZ A BRK

"Com o avanço da pandemia imprevisível provocada pelo Coronavírus no Brasil, e a importância da sociedade ter acesso à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos, a BRK Ambiental paralisou as ações de corte de água por falta de pagamento por 60 dias a partir de 19 de março de 2020.

A empresa acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento crítico vivido pelo País e mantém seus profissionais atuando para garantir a entrega dos serviços de água e esgoto para toda a população.

A BRK reforça que o atendimento digital ou o serviço 0800 à disposição da população, também minimizam os riscos do avanço da Covid 19 e garantem o atendimento sem a necessidade de deslocamento do cliente para uma loja física”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.