Em Combinado (TO)

Projeto revoluciona ensino de matemática e garante 1º lugar no Prêmio Escola que Transforma

Escola vencedora é da pequena cidade de Combinado.

Por Redação 954
Comentários (0)

03/01/2024 09h48 - Atualizado há 3 meses
Alunos da escola de Combinado.

Um grão de feijão contribuiu para o ensino e a aprendizagem de Matemática na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral de Combinado. Inicialmente, cada estudante que conseguisse realizar uma tarefa acumulava um grão de feijão. Essa semente era guardada, e o estudante que acumulasse mais grãos vencia.

E como forma de criar um nome atrativo, os grãos foram substituídos por pontuações, por meio de desafios matemáticos, e o nome do projeto passou a ser “Pontos de milhões”, que conquistou o prêmio de 1º lugar no Prêmio Escola que Transforma. 

O projeto foi criado em fevereiro do ano passado, devido às dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, uma defasagem herdada do período de aulas remotas por causa da pandemia da covid-19.

Neste ano, o projeto continua sendo realizado com quatro turmas, sendo duas do 6º ano e duas do 7º ano do ensino fundamental. A professora Juliane da Cruz Oliveira, de Matemática, explicou a metodologia. “Todos os dias, propomos desafios matemáticos de acordo com o conteúdo estudado, seja com o uso de recursos didáticos ou por meio de resoluções de problemas, que são desenvolvidas de forma individual e em grupo”, esclareceu.

Juliane ressaltou que o projeto deu tão certo que representa um divisor de águas na escola. “Os estudantes estão mais motivados, aprenderam mais sobre a cooperação, a trabalharem em grupo e a vencerem seus próprios limites, por isso, digo que a iniciativa alcançou os seus objetivos”, comentou.

Como metodologia, a professora utiliza os desafios para resolver as questões de Matemática, como a tabuada cantada, jogos, vídeos e uno da multiplicação. A novidade é que são os próprios estudantes que fazem as correções das atividades propostas, fazendo com que eles sejam protagonistas da aprendizagem.

A estudante Ana Carolina Palmeira Santana, 12 anos, destacou o seu interesse pelo projeto. “O Ponto de Milhões é uma iniciativa que me ajudou e me ajuda muito a ter mais interesse pela Matemática. O seu objetivo é acumular o maior número de pontos no bimestre. Além disso, há também um incentivo da professora, que oferece prêmios para os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. Eu gostaria de expressar minha alegria por ser uma das vencedoras desse maravilhoso projeto”, contou.

A estudante Wellen Palmeira Batista, 12 anos, do 7º ano do ensino fundamental, destacou a importância do projeto para a escola. “Com o ‘Ponto de Milhões’, as aulas ficaram mais divertidas, dinâmicas e desafiadoras e, com isso, percebo que aprendi muito. E quando conseguimos fazer pontos, temos uma sensação maravilhosa e muitos colegas recuperam suas notas com essa aprendizagem de forma divertida”, frisou.

Emanuelly Gonçalves Lino, 12 anos, frisou a motivação dos estudantes. “Passamos a nos dedicar às atividades escolares, passei a prestar mais atenção nas aulas e vejo que melhorei muito em todos os aspectos. Além disso, o prêmio que será oferecido aos alunos que apresentarem melhores desempenhos, nos motiva muito a estudar mais”, contou.

O superintendente Regional de Educação de Arraias, Cleber Flávio de Paula Teixeira, também falou sobre essa conquista da instituição de ensino. “O Prêmio Escola que Transforma evidencia o potencial de nossas escolas, profissionais e estudantes. Esse prêmio proporciona o empoderamento e a motivação dos envolvidos para a promoção de uma educação de qualidade”, afirmou.

O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Alunos da escola.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.