Cessna 210

Desejada por vários Estados, aeronave apreendida pela PF é doada ao Tocantins

A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015.

Por Redação 2.184
Comentários (0)

05/06/2019 14h53 - Atualizado há 4 anos
Aeronave que foi doada ao Estado

A Polícia Militar do Tocantins recebeu na manhã desta quarta-feira (05) a doação de uma aeronave e de um caminhão-tanque para abastecimento de aeronaves da Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER). A entrega foi feita no Hangar do Estado, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues.

A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndios do aeroporto de Palmas. E também foi abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.

A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção.

O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do estado.

A doação do caminhão tanque-abastecedor, cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER), faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública.

O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o CIOPAER terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível, além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente.

Para o poder judiciário, é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do estado.

Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, disse que o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão tanque para o abastecimento destas fortalece em muito as ações das polícias.

No final do evento, o vice-governador do estado, Wanderley Barbosa, disse estar alegre com o momento atual vivenciado, com o aparelhamento e incremento da segurança pública. “Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública”, afirmou.

Solenidade de entrega
ASSUNTOS aeronave tocantins pm pf

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.