Destaque

Tocantins já está entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil; visitam sobem 18%

Pesquisa é da Fecomércio/SP e foi divulgada em rede nacional.

Por Redação 1.073
Comentários (0)

31/10/2023 16h09 - Atualizado há 5 meses
Dunas do Jalapão, em Mateiros

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) mostrou que o Estado do Tocantins já é um dos destinos mais procurados do país pelos turistas. A pesquisa foi divulgada no Jornal Hoje, da TV Globo, no último sábado (28).

Na região Encantos do Jalapão, somente nas Dunas, 5.986 turistas visitaram o local apenas no mês de agosto. De janeiro a agosto de 2023, foram 39.079 visitas, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Observatório do Turismo.

Prova desse crescimento é que, nesse mesmo período de 2023, o Aeroporto de Palmas registrou 220.234 desembarques de passageiros, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a CCR Aeroportos.

Geração de emprego

No Tocantins, o trade de turismo também proporcionou o aumento de novos postos de empregos no estado. Segundo dados do Novo Caged, foram gerados 4.388 novos postos de trabalho de janeiro a agosto de 2023. Desses, 86% dos novos empregos são do setor de alimentação e alojamentos. O setor de alimentação gerou 394 novos empregos com carteira assinada, somente em agosto.

Fatores

De acordo com as informações da Fecomércio/SP, o impulsionamento do turismo brasileiro se deve à combinação de dois fatores. O primeiro é a melhora nas condições econômicas das famílias, e o segundo, o maior investimento das empresas em viagens e eventos. Ambos são resultados de uma inflação mais baixa nas atividades do setor.

Ainda segundo a federação, o setor deve encerrar 2023 em alta de 13%, com faturamento de cerca de 200 bilhões. Somente em agosto o setor faturou mais de 15 bilhões de reais.

“Nos gratifica muito ver o nome do nosso Estado de forma positiva no contexto nacional. Isso nada mais é que o reflexo das ações do governo Wanderlei Barbosa, que tem repercutido de forma positiva no sentido da geração de emprego e renda. Isso mostra que o turismo é um vetor importante para a economia do Tocantins”, disse o Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.  

Fervedouro dos Buritis, no Jalapão
Rafting na Cachoeira da Velha, Jalapão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.