Pane no sistema!

Detran perde dados referentes a milhares de processos em andamento no Tocantins

A atual gestão do Detran atribui parte do problema aos governos anteriores.

Por Redação 4.719
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08/02/2019 17h25 - Atualizado há 5 anos
Detran do Tocantins

O Detran Tocantins perdeu dados de milhares de processos em andamento ainda em consequência do raio que atingiu o órgão no dia 19 de janeiro e provocou uma forte descarga elétrica, danificando o quadro de energia da sede, em Palmas. No dia 24, outra queda de energia também afetou o sistema.

Segundo fontes do AF Notícias, foram perdidos dados de usuários de estavam tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em processo de renovação, mudança de categoria e várias outras informações digitalizadas.

Mas todo esse problema poderia ter sido evitado se o sistema de backup estivesse funcionando normalmente. Devido à falha, o último backup recuperou informações de cerca de três meses atrás. Segundo apurado, funcionários de uma empresa terceirizada estariam trabalhando na tentativa de recuperar os dados e os servidores do Detran fazendo mutirão para redigitar os processos.

Esse problema também está tirando o sono dos donos de autoescolas. “Está difícil, pois o Detran está exigindo dos alunos os comprovantes de pagamentos para recuperar os processos. O problema é que maioria deles não tem mais esses comprovantes. Muitos alunos já fizeram até a banca examinadora e sumiu tudo do sistema. Quando vão resolver tudo isso?”, questionou um proprietário de CFC.

A atual gestão do Detran atribui parte do problema aos governos anteriores e disse que desde 2008 não havia sido realizada nenhuma atualização no servidor.   

O QUE DIZ O DETRAN

"O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) esclarece que a informação não procede. Não houve perda de dados, pois, eles estão vinculados à base de dados nacional. O que ocorre é que inconsistências no sistema impossibilitaram a finalização de processo de alguns usuários, bem como a vinculação do pagamento de algumas taxas. Nesses casos pontuais, a forma mais rápida para resolver o problema é levar o comprovante de pagamento ao Detran/TO para que a baixa seja realizada no atendimento. Uma equipe foi montada somente para atender está demanda e solucioná-la com  agilidade".

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