Portaria

Detran torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de veículo zero km no Tocantins

A obrigatoriedade começa a valer já em novembro deste ano.

Por Conteúdo AF Notícias 2.293
Comentários (0)

30/10/2020 09h27 - Atualizado há 3 anos
Portaria foi publicada no DOE

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) editou uma portaria que torna obrigatória a realização de vistoria veicular para o primeiro emplacamento em todo o Estado, quando o carro é zero km e sai direto da concessionária.

A portaria de nº 934/2020 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29) e entra em vigor após 15 dias, ou seja, no dia 13 de novembro.

A portaria também regulamenta a distribuição equitativa da realização das vistorias entre as empresas credenciadas junto ao Detran.

Conforme a publicação, essa distribuição será realizada igualitária pelo Sistema DetranNet, do Detran-TO, observando o quantitativo de empresas de vistorias veicular instaladas nos municípios, conforme disposto na portaria/Detran/GAB/PRES/ASSEJUR Nº 84/2018.

Conforme a tabela do Detran, o primeiro emplacamento custa R$ 87,89. Veja aqui a tabela.

OPERAÇÃO DOLOS

Recentemente, o GAECO e as Polícias Civil e Militar prenderam servidores do Detran e despachantes acusados de compor uma organização criminosa que fraudava a emissão de Certificados de Registro de Veículos (CRVs).

Conforme os investigadores, o grupo usava os chassis de veículos que ainda pertenciam às fábricas ou concessionárias para 'esquentar' a documentação de veículos roubados ou furtados em várias partes do Brasil. Os crimes teriam sido praticados entre abril de 2018 e janeiro de 2020, repetidas vezes, viabilizando a emissão de centenas de CRVs com dados falsos.

Por conta disso, o Ministério Público do Tocantins recomendou ao Detran que adotasse providências para evitar esse tipo de fraude no primeiro emplacamento. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.