Justiça Eleitoral

Dimas recorre contra remoção de vídeo que relembra aliança entre Wanderlei e Carlesse

Vídeo foi questionado pelo partido do governador Wanderlei Barbosa.

Por Redação 1.152
Comentários (0)

25/04/2022 09h02 - Atualizado há 2 anos
Vídeo foi veiculado nas redes sociais de Ronaldo Dimas

A defesa do pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) contestou a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a remoção de um vídeo de suas redes sociais com críticas ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

"São fatos públicos e notórios. Não tem ataques pessoais e apenas retrata a realidade da política no Tocantins", afirma a defesa na peça protocolada na manhã desta segunda-feira, 25 de abril.

O vídeo é uma sátira na qual dois personagens, um identificado como “líder” e outro como “liderança”, têm um diálogo sobre a situação política no Tocantins. Na conversa, o líder tenta convencer a liderança a buscar apoio para reeleger o atual governador. Surpreendida, a liderança questiona: “Uai, mas esse não era o vice do governador que foi afastado, investigado e renunciado que a gente apoiou?”. Líder insiste, dizendo que o governador é do mesmo grupo, mas será passado para a população um quadro diferente.

Na defesa, Dimas questiona se essas afirmações seriam inverídicas. "Ora, é inverídico que foram eleitos no mesmo grupo político? É inverídico que o ex-governador está sendo investigado, foi afastado pelo Poder Judiciário e recentemente renunciou ao mandato? Obviamente que não, pois são fatos públicos e notórios. Ambos foram eleitos não só na eleição ordinária de 2018, mas também na suplementar, demonstrando uma coesão de grupo e política”, destaca a peça jurídica.

No final da semana passada, uma decisão liminar (provisória), atendendo pedido do partido de Wanderlei Barbosa, determinou que Dimas tire o vídeo das suas redes sociais. Com a defesa protocolada, agora o caso será julgado pelo pleno TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins).

Na peça jurídica, Dimas relaciona jurisprudência que afirma não existir propaganda eleitoral negativa no caso concreto. Além disso, o recurso lembra que em nenhum momento há inverdades no vídeo. A defesa mostra notícias publicadas na imprensa do Tocantins, inclusive do próprio TRE-TO, apontando a ligação do ex-governador Mauro Carlesse com Wanderlei Barbosa.

Eleito em disputa suplementar em 2018 e reeleito vice-governador em eleição ordinária logo depois, sempre ao lado de Carlesse, Wanderlei Barbosa assumiu interinamente o cargo em outubro do ano passado após afastamento do titular. Em março de 2022, tomou posse definitivamente no posto, pois Carlesse renunciou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.