Serviço evitará despesas com a emissão de segunda via.
Importantes para o exercício pleno da cidadania e para a execução de diversos serviços no dia a dia, documentos pessoais perdidos ou extraviados causam grande transtorno na vida do cidadão.
Para colaborar com as pessoas e também evitar que elas tenham despesas com a emissão de segunda via de carteiras de identidade, o Instituto de Identificação inaugurou um novo serviço. Trata-se do recebimento, cadastro e pesquisa on-line de documentos pessoais extraviados.
O serviço de pesquisa on-line de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na aba “Instituto de Identificação on-line”, localizada no menu à direita da página. Basta clicar e ir no item “documentos encontrados”.
O serviço amplia os recursos já disponibilizados pelo sistema PAPI (Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação) e ainda evitará o pagamento da taxa de segunda via por parte do cidadão, reduzindo, dessa forma, o número de atendimentos por este serviço.
Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma on-line a localização dele. Contudo, o documento somente estará no cadastro de documentos perdidos se ele houver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, Núcleos de Atendimento e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado.
Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado no PAPI, o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.
A diretora de papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva, explicou que a ideia do sistema aconteceu porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade.
“Dessa forma, podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”, disse a diretora.
Parceiros
Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP para serem parceiros do serviço. O objetivo, conforme a superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e postos avançados de identificação do Estado.
As delegacias de Polícia Civil, núcleos de postos de atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados.
Segue abaixo relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros.
Delegacias de Polícia Civil (consultar site da SSP-TO na aba do lado esquerdo – clicando em Polícia Civil e em seguida Unidades)
Núcleos e Postos de Identificação
Palmas: 202 Norte, Av. NS 2, Conj. 2, Lts 1 e 2. Plano Diretor Norte, CEP: 77.006-220
Alvorada: Avenida JK, nº 605, Centro - CEP 77.480-000
Araguatins: Rua Nero Macedo, nº 620-A, Centro - CEP 77.950-000
Araguaína: Avenida Parnaíba, nº 1611, Centro - CEP 77.803-110
Araguaína ("É pra já"): NIC Rosa Lúcia Ferreira Jorge 3421-4473 Avenida Cônego João Lima, nº 470, Setor Urbanístico - CEP 77.804-970
Araguaína (Detran): Avenida Perimetral, S/N, Setor Santa Luzia - CEP 77.808-500
Arraias: Rua Independência, Casa 01, Centro - CEP 77.330-000
Augustinópolis: Rua João Heitor Costa, nº 111, Centro - CEP 77.960-000
Colinas do Tocantins: Rua Goianésia, nº 324, Centro - CEP 77.760-000
Dianópolis: Rua José Pitágoras Rodrigues de Melo, nº 135, Setor Nova Cidade - CEP 77.300-000
Figueirópolis: Avenida Bernardo Sayão, nº 1445, Centro - CEP 77.465-000
Goiatins: Avenida 1º de Janeiro, S/N, Centro - CEP 77.770-000
Guaraí: Rua 01, nº 1613, Centro - CEP 77.700-00.