Falso

Áudio falso sobre possível rompimento de barragens deixa população em pânico no Tocantins

Áudio tem circulado nas redes sociais acompanhado de um vídeo.

Por Redação 3.601
Comentários (0)

23/04/2020 11h36 - Atualizado há 4 anos
Barragem que aparece no vídeo

O Corpo de Bombeiros do Tocantins informou, na manhã desta quinta-feira (23), que é falso o áudio de um suposto capitão alertando sobre a iminente ruptura de barragens de usinas hidrelétricas no estado.

O áudio tem circulado nas redes sociais acompanhado de um vídeo em que mostra uma barragem com as comportas abertas liberando um enorme volume de água.

O falso alerta orienta toda a população que vive às margens do Rio Tocantins a deixar suas casas, desde Porto Nacional até a região de Pedra Grande, no município de Esperantina, extremo norte do estado.

Além de desmentir a informação, o Corpo de Bombeiros disse que não tem em seu quadro nenhum capitão por nome de Itamar Condussi, ou Conduci, como o identificado na gravação, e também desconhece que as barragens da região estejam com risco de ruptura.

Ainda segundo os bombeiros, a Defesa Civil Estadual está em contato frequente com as empresas responsáveis pelas usinas hidrelétricas e acompanha de perto a situação de cada barragem instalada no Tocantins, estando todas dentro da normalidade.

O Corpo de Bombeiros orienta a população a desconfiar de mensagens sem fonte segura e não compartilhar para outras pessoas, evitando assim o pânico e a histeria. “Na dúvida, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 193 e 199 ou com as empresas gestoras das usinas hidrelétricas”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.