Área da saúde

Edital do CNPq e Ministério da Saúde oferta R$ 187 milhões para pesquisas no Tocantins

Proposta podem ser submetidas até 18 de setembro.

Por Geórgya Laranjeira Corrêa
Comentários (0)

03/09/2020 14h17 - Atualizado há 3 anos
Edital está lançado

Pesquisadores com título de doutor e vínculo com instituição de ensino superior podem participar de um edital que dispõe de R$ 187 milhões para o Tocantins a fim de aprimorar o serviço da atenção básica do Sistema Único de Saúde referente ao cuidado com pessoas com diabetes, obesidade e hipertensão.

Os interessados devem submeter proposta até 18 de setembro pela internet. O link está disponível no fim do texto.

O edital exige alguns parâmetros de participação, como municípios com prevalência de obesidade acima da média estadual conforme o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - Sisvan 2019; municípios com o percentual maior de adultos com diagnóstico médico de hipertensão arterial e de diabetes acima do percentual da capital conforme dados do Vigitel 2019. E ainda contempla a diversidade de contextos conforme as categorias do Programa Previne Brasil (definidas pelo IBGE) – municípios urbanos, intermediários adjacentes, rurais adjacentes, intermediários remotos e rurais remotos.

Cada projeto precisa, obrigatoriamente, conter quatro eixos de pesquisa: análise diagnóstica que consiste em desenvolver uma avaliação situacional da qualidade do cuidado com o grupo de pessoas citados e organização de processo de trabalho de equipes. Outro tema em questão é a formação que visa o desenvolvimento estratégico e inovador para trabalhadores de saúde de nível superior e gestores no que tange a prevenção e cuidado (farmacológico e não farmacológico).

O terceiro eixo é a avaliação que apoia e desenvolve pesquisa sobre as mudanças produzidas na organização dos serviços de saúde e no processo de trabalho das equipes. O quarto eixo é sobre difusão e tradução do conhecimento que realiza e promove um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público.

Chamada formação em doenças crônicas não transmissíveis do CNPq

Data submissão de proposta: 18 de setembro de 2020

Link para submissão das propostas: http://carloschagas.cnpq.br/

Edital: https://fapt.to.gov.br/editais/editais-externos/

Público alvo: Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)

Resultado: 30 de novembro

Informações adicionais: atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000

Quem promove: O programa é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Promoção da Saúde (Depros). 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.