Conflitos internos

Em carta, dezenas de médicos pedem imediata troca da direção do Hospital Regional de Araguaína

Documento é endereçado ao secretário de Saúde, Sindicato dos Médicos e também ao CRM.

Por Conteúdo AF Notícias 3.086
Comentários (0)

25/03/2024 14h09 - Atualizado há 1 mês
Conflito interno entre a direção do HRA e os profissionais que atuam na unidade.

Notícias do Tocantins – Dezenas de profissionais da saúde que atuam no Hospital Regional de Araguaína (HRA), dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, publicaram uma Carta Aberta nesta segunda-feira (25/3) pedindo a troca imediata da Direção Geral e Técnica da unidade. 

O documento é endereçado ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto Júnior, ao Sindicato dos Médicos (Simed), ao Conselho Regional de Medicina (CRM), aos senadores e deputados do Tocantins, além da população em geral que depende do bom funcionamento da maior unidade hospitalar do norte do estado.

Na carta, os profissionais destacam a importância do HRA para toda a região e relembram a dificuldade crônica para atender toda a demanda, haja vista a frequente superlotação.

“Por isso, o corpo clínico tem se dedicado durante décadas a ajudar todos que procuram este serviço. Porém, nos últimos meses observamos que a Direção Geral e Técnica do HRA tem criado conflitos com o corpo clínico, dificultando diálogos, sendo por muitas vezes ríspida e autoritária. Comportamento esse que já trouxe prejuízo a diversos setores e serviços como Nefrologia, Endoscopia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Urologia e Residência Médica”, afirma a carta.

Carta é assinada por dezenas de médicos e outros profissionais da saúde.

Os profissionais também destacam a importância de uma gerência com liderança e imparcialidade, e que possa administrar a unidade com parcimônia e respeito aos profissionais da saúde.

“Por isso comunicamos o interesse na substituição imediata da Direção, para o bom andamento do serviço e bem-estar do trabalhador e do paciente”, finaliza o carta que segue com várias páginas assinadas por médicos, enfermeiros e técnicos.

A atual diretora-geral do HRA é a servidora efetiva Cristiane Costa Uchôa, que até então estava à frente do Hospital Regional de Augustinópolis. Já o diretor técnico é o Dr. Luiz Fernando.

O QUE DIZ A SAÚDE?

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que não recebeu oficialmente, manifestações contrárias à atuação da referida servidora, à frente da diretoria geral do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A SES-TO destaca que não coaduna com quaisquer atitudes que diferem do respeito nas relações de trabalho e atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e toda pessoa pode manifestar-se por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob sua gestão. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e para todas elas, são abertos processos investigativos e tomadas as medidas legais cabíveis.

Palmas, 25 de março de 2024

Secretaria de Estado da Saúde"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.