Governador

Em discurso de posse, Wanderlei Barbosa diz que quer 'conviver bem' com presidente Lula

Governador viaja a Brasília para prestigiar a posse do presidente Lula.

Por Redação 635
Comentários (0)

01/01/2023 10h37 - Atualizado há 1 ano
Governador Wanderlei Barbosa em seu discurso de posse

Empossado para mandato até 2026, o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou em seu discurso de posse que quer “conviver bem” com o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de ter apoiado e votado em Jair Bolsonaro (PL).

Wanderlei destacou que respeita todas as posições ideológicas, mesmo não concordando com algumas delas, e agradeceu o apoio recebido da Bancada Federal do Estado em Brasília.

“Eu votei em um candidato a presidente, mas tenho que respeitar a vontade do povo. Quero conviver bem com o presidente escolhido pelos brasileiros. Não quero e não vou prejudicar o povo tocantinense por falta de boa conivência. Vou continuar batendo à porta de todos, buscando os recursos”, afirmou o governador, citando os nomes da senadora eleitora Professora Dorinha e o senador Eduardo Gomes, que era o líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional.

“Queremos continuar com essa parceria com os nossos congressistas. Eu passei a tratar diferente os deputados estaduais porque eu convivi com eles. Pagamos todas as emendas, mais de R$ 100 milhões para os municípios. Isso não é entregar o governo para a Assembleia, é uma parceria constitucional”, afirmou Wanderlei Barbosa ao garantir que continuará pagando em dia todas as emendas parlamentares.

O governador também agradeceu à sua equipe de governo e disse que não utilizou a máquina pública para conquistar a vitória no dia 2 de outubro de 2020.

Após a solenidade de posse, Wanderlei viaja a Brasília para prestigiar a posse do presidente Lula.

PERFIL DO GOVERNADOR

A chapa de Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira foi eleita com votação histórica, em primeiro turno, com 58,14% dos votos válidos, o que representa um total de 481 mil eleitores. De família política, Wanderlei Barbosa Castro é filho de Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, e pai de Léo Barbosa, reeleito como deputado estadual.

Wanderlei tem 58 anos, é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Em 1996, foi eleito vereador de Palmas, capital do Tocantins, sendo reeleito em 2010. Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009- 2010. Também foi subprefeito de Taquaruçu. Em 2010, conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014.

Em 2018, foi eleito vice-governador do Tocantins na chapa liderada por Mauro Carlesse, que renunciou. Em razão disso, Wanderlei assumiu o cargo de governador em março de 2022.

O vice-governador Laurez da Rocha Moreira é advogado e político filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Casado com a desembargadora do TJTO Ângela Prudente. Ele foi prefeito do município de Gurupi por dois mandatos, de 2013 a 2020. Antes de assumir o Executivo em Gurupi, já tinha sido vereador de Dueré, deputado estadual e federal pelo Tocantins por vários mandatos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.