Ex-presidente

Em entrevista a rádio, Lula diz que governos do PT deixaram legado no Tocantins; assista

"As políticas sociais e distribuição de renda foram muito fortes".

Por Redação 1.201
Comentários (0)

20/04/2022 07h52 - Atualizado há 2 anos
Lula concedeu entrevista a uma rádio do Tocantins

Em entrevista ao vivo na noite desta terça-feira (19) à rádio Conexão 98 FM, de Palmas , o ex-presidente Lula afirmou que governos do PT deixaram um legado no Tocantins e falou de retrocessos que o Estado enfrenta no governo atual. Disse ainda que, se eleito, vai reunir os 27 governadores para decidirem conjuntamente as prioridades para geração de emprego e solução dos problemas de cada região.

“Se eu ganhar as eleições, quero reunir os 27 governadores e pactuar compromisso de enfrentar esses problemas conjuntamente. O problema é de todos nós. Pactuar, como eu fiz com o PAC”, disse, acrescentando que 52% dos jovens entre 18 e 24 anos estão sem emprego no estado e precisam ter oportunidade.

“Somente emprego dá dignidade à família brasileira. Não tem nada mais sagrado do que você trabalhar e com o resultado e o suor do seu sangue você levar para casa o sustento da sua família”, completou, lembrando que, nos tempos do PT no poder, foram gerados 22 milhões de empregos com carteira assinada, além de outros avanços na economia que permitiram o governo atuar como indutor do desenvolvimento.

Lula lembrou que, em 2007, foi a Porto Nacional, onde Paulo Mourão, pré-candidato ao governo pelo PT, era prefeito para lançar o projeto de biodiesel e que foi lá que, no governo dele, foi iniciado o projeto de produção de soja no Estado, que hoje é exportada para a China e outros países.

Lula também comentou o programa de inclusão social do seu governo e falou que eles foram executados de forma muito forte no Tocantins. “Fizemos a maior política social que o Brasil já viu e que o Tocantins já viu. No Tocantins, as políticas sociais e distribuição de renda foram muito fortes, não apenas no Bolsa Família, e isso precisa continuar acontecendo”, disse, lembrando de obras como a Ferrovia Norte e Sul, que teve 1,3 mil quilômetros executados durante os governos petistas, e defendendo governança compartilhada entre União, Estados e municípios para que todos possam viver bem.

Lula disse que o Tocantins teve muitos avanços durante os governos do PT, citando queda na taxa de pobreza, de 45,18% para 22,15%, entre 2000 e 2010, 74 mil famílias beneficiadas pelo Luz Para Todos, 16 mil moradias entregues pelo Minha Casa Minha Vida, 140 mil postos de trabalho criados, criação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com 11 campi em 11 cidades, 162 mil alunos no Pronatec, 20 mil alunos beneficiados pelo Prouni e Fies, 750 ônibus escolares entregues pelo Caminho da Escola e 367 equipes do Brasil Sorridente, além de sete centros odontológicos.

Sobre a política local, Lula elogiou Paulo Mourão, pré-candidato a governador do Tocantins, e disse que nenhum Estado tem figura mais doce para negociar do que Mourão. Presente na entrevista, o pré-candidato lembrou de outras grandes obras impactantes dos governos petistas, como a Ferrovia Leste Oeste e a Transnordestina, as BRs 010, 242 e 235 que integram Tocantins a outros Estados, além de ter transformado Porto Nacional em polo universitário e do agronegócio e criado projetos destinados a comunidades quilombolas e indígenas.

ENTREVISTA

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.