Exterior

Em quais países você pode estudar e trabalhar durante intercâmbio? Veja dicas e arrume as malas

Estados Unidos, Canadá, Espanha e Austrália podem ser alguns dos destinos.

Por Redação 1.889
Comentários (0)

30/10/2019 16h13 - Atualizado há 4 anos
Intercâmbio

Já pensou em passar uma temporada no estrangeiro estudando ou trabalhando? Prepare suas malas, documentos e seguro de viagem internacional e fique pronto para uma das melhores experiências da sua vida.

Por que escolher fazer uma viagem de intercâmbio?

Os motivos são muitos:

- Aprender ou aperfeiçoar a língua do país de destino

Estar em contato permanente com o idioma estrangeiro aumentará as possibilidades de que você adquira fluência ao falar e escrever a língua.

- Adquirir experiência profissional

Na hora de desenhar seu currículo, ter feito um intercâmbio será um grande diferencial. As empresas sempre procuram candidatos de mente aberta e que se adaptem a diversas situações e contextos.

- Conhecer outra cultura

Fazer um intercâmbio implica entrar em contato com costumes diferentes de forma cotidiana. Isto lhe permitirá ter um profundo conhecimento da cultura do país escolhido e das pessoas que moram lá.

- Aumentar a autoconfiança

Ao estar sozinho em um país estrangeiro, terá que lidar com muitas situações diferentes e solucionar imprevistos. Embora exista alguma dificuldade, passar por esta experiência incrementará a confiança em você mesmo.

- Fazer novos amigos

Você poderá conhecer habitantes locais e pessoas de diferentes partes do mundo que também se encontrem em programas de Work and Travel. Além de intercambiar experiências e costumes, talvez faça amigos para a vida inteira.

Em quais países pode se fazer intercâmbio estudantil?

- Estados Unidos. Seja para estudar inglês, fazer um ano do ensino médio, trabalhar como babá ou nas estações de esqui durante a temporada invernal, os Estados Unidos são um ótimo destino para estudantes brasileiros.

- Canadá. Este é um dos destinos preferidos dos estrangeiros na hora de fazer um intercâmbio devido ao seu multiculturalismo e a que possui uma qualidade de vida muito boa, especialmente nas cidades de Toronto e Vancouver.

- Espanha. Este país oferece a possibilidade de entrar em contato ou aperfeiçoar a língua espanhola, além de uma gastronomia incrível, muitas atividades culturais, belas e diversas paisagens e locais históricos que valem a pena conhecer. As cidades mais procuradas são Madri e Barcelona.

- Irlanda. Muitos turistas escolhem este país insular devido ao baixo custo de vida e à proximidade com outros estados europeus. Embora tenha um clima frio e chuvoso, os irlandeses são pessoas muito amáveis e adoram os brasileiros.

- Austrália. Curte do clima cálido e dos dias ensolarados? Austrália então será uma escolha certa na hora de eleger o destino de seu programa Work and Travel. Aliás, o país oferece um estilo de vida descontraído e paisagens naturais bem diversas, pois lá poderá visitar praias, florestas e até um deserto.

- Nova Zelândia. Vizinho da Austrália, o país é ideal para os intercambistas que desfrutam dos esportes aquáticos, da aventura e da natureza. As atividades principais de intercâmbio têm a ver com a gastronomia e a hotelaria.

- África do Sul. Ideal para aquelas pessoas mais focadas no trabalho social e comunitário, pois oferece programas para ajudar em centros de atenção primária de saúde, escolas e espaços de lazer para crianças e adultos em diferentes bairros.

Que tipo de visto se necessita para estudar no estrangeiro?

Vai depender do destino, da duração do programa e do tipo de intercâmbio que você planeje fazer no exterior.

Em termos gerais, se você for fazer um curso de língua com uma duração inferior a três meses, normalmente com o visto de turista é suficiente. Mas, caso o intercâmbio for por maior tempo, ou incluir trabalho, você precisará um visto especial.

Cada Estado possui sua própria legislação e, por este motivo, sugerimos que você se informe com o Consulado que corresponder antes de empreender a viagem.

Quanto tempo pode durar um programa de intercâmbio no exterior?

A duração depende do tipo de programa que escolher, do destino e da instituição na qual você fará o intercâmbio. Existem cursos de idioma que duram 1, 3 ou 6 meses, e cursos profissionalizantes e acadêmicos que podem durar um ano.

Os vistos de Working Holiday normalmente têm uma duração de 12 meses, em alguns casos renováveis, e em outros não.

 Requisitos para obter um visto de intercâmbio no exterior

Como falamos anteriormente, os requerimentos podem mudar de um país a outro, mas geralmente se solicita que o intercambista tenha:

 - Passaporte válido

- Seguro de viagem internacional

- Comprovantes financeiros de sustento

- Autorização dos responsáveis, caso o intercambista for menor de idade

- Comprovante de matrícula na instituição acadêmica

-  Atestado de boa saúde

- Em alguns casos, também pode ser solicitado um nível intermédio de inglês e ter entre 18 e 30 anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.