Fiscalização

Empresa contratada pelo governo está atuando de forma irregular, denuncia Coren-TO

Empresa foi contratada pelo Governo do Tocantins por mais de R$ 22 milhões.

Por Redação 1.430
Comentários (0)

21/03/2022 11h34 - Atualizado há 2 anos
Empresa é responsável pelo Centro de Material e Esterilização (CME)

A Bioplus, empresa contratada pelo Governo do Tocantins para gerenciamento, processamento e distribuição de insumos para o Centro de Material e Esterilização (CME), está atuando de forma irregular desde janeiro de 2021. A denúncia é do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO).

Em janeiro, o Coren-To realizou a primeira fiscalização para inspecionar a regularidade do exercício profissional da enfermagem gerenciado pela empresa. Desde então, a empresa já foi inspecionada mais três vezes.

Já na primeira fiscalização, a Bioplus foi notificada a adequar e informar o quantitativo de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na execução de todas as etapas do processo de esterilização de materiais. No decorrer de 2021, o Coren-TO realizou mais duas vistorias, em maio e em novembro, onde os fiscais averiguaram a persistência dos problemas relacionados à insuficiência de profissionais da enfermagem para executar os serviços prestados pela empresa.

A presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro, considera o caso bastante grave, principalmente porque na prática, a Bioplus foi contratada para atender as necessidades de procedimentos médicos no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil de Palmas e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).

“Nós sabemos que a insuficiência no quantitativo de profissionais da enfermagem para executar um serviço dessa importância pode interferir diretamente na segurança e na qualidade dos procedimentos médicos realizados nesses hospitais”, avalia.

Inquérito Civil 

Conforme o Coren-TO, a gravidade é tamanha que a empresa é alvo de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) ainda em 2020, que chegou a apontar, no início das investigações, uma série de violações dos direitos dos trabalhadores, tais como ausência de local para alimentação, repouso, banheiro e vestiário; falha no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e inadequações no local do CME, instalado em um contêiner no pátio do HGP.

Aparentemente a Bioplus promoveu melhorias em algumas das irregularidades apresentadas, porém, mesmo assim, o MPT demandou uma nova vistoria ao Coren-TO, que foi realizada no final de fevereiro de 2022.

Durante esta última inspeção, segundo o Coren, a Bioplus mais uma vez se negou a fornecer dados sobre a produção mensal contendo o quantitativo total e a descrição dos materiais, além do cálculo do dimensionamento dos profissionais de enfermagem, o que foi considerado pelo Departamento de Fiscalização do Coren-TO como uma estratégia para não aumentar a contratação de profissionais em quantidade adequada para atender os serviços prestados no CME. Contudo, o próprio Departamento fez o cálculo de dimensionamento de pessoal e identificou um déficit de cinco enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem.

Acumula processo 

A empresa, que em outubro de 2020 celebrou um contrato de mais de R$ 22 milhões com o Governo do Tocantins - conforme extrato do Contrato nº 108/2020, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 5710/2020 - é alvo de outra investigação.

Em 2021, a 27ª Promotoria de Justiça da Capital, da área da Saúde, instaurou um inquérito civil e vem colhendo, junto ao Coren-TO, informações para instruir o processo que apura as irregularidades na prestação de serviço do CME.

Para a presidente Luana Bispo Ribeiro, o déficit de 17 profissionais da enfermagem, constatados em cálculo realizado pelo Departamento de Fiscalização, causa preocupação. “Nos causa preocupação e nos deixa mais vigilantes pelo fato dessa empresa, mesmo sendo alvo de procedimentos no Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual, continuar atuando de forma irregular na prestação de um serviço tão importante para os pacientes do SUS”, lamenta.

O QUE DIZ A BIOPLUS?

"A Bioplus recebeu com estranheza as informações repassadas à imprensa pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (COREN-TO) tendo em vista que desde julho de 2021 inaugurou a maior e mais moderna Central de Material e Esterilização do Tocantins, dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Além disso, já prestou todas as informações solicitadas pelo COREN-TO e pelo Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), dentro dos prazos estipulados, e continua a disposição destes e dos demais órgãos de controle do estado."

O QUE DIZ A SECRETARIA DA SAÚDE?

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que já requisitou todas as informações junto a Bioplus, sobre as inconformidades apontadas na vistoria do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO).

A SES-TO reafirma seu comprometimento com todos os profissionais das Unidades Hospitalares do Tocantins, com também com os usuários do SUS, e ressalta que tomará as medidas necessárias assim que receber e analisar as respostas da contratada, acerca do referido contrato.

Palmas, 21 de março de 2022.
Secretária de Estado da Saúde | Governo do Tocantins"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.