Turismo local

Com belezas naturais, Babaçulândia sedia maior projeto turístico do Sebrae no norte do Tocantins

Uma empresa particular fará um diagnóstico do potencial turístico da cidade.

Por Redação 1.086
Comentários (0)

13/12/2019 15h05 - Atualizado há 4 anos
Turismo em Babaçulândia

Apresentar à população as viabilidades de criação de negócios a partir dos potenciais atrativos, turísticos, gastronômicos, culturais e de artesanato na região de Babaçulândia. Esse é o principal objetivo do diagnóstico que será feito pela empresa Secullos Tour no município em uma ação do Sebrae em parceria com o poder público e empresas privadas.

O passo a passo da metodologia desse diagnóstico foi apresentado à população de Babaçulândia pelo consultor de turismo da Secullos, Maicon Dimbarre, durante o Café com Turismo, na última quarta-feira (11). 

O evento fez parte da programação de apresentação do 1º Workshop de Turismo e Geração de Negócios de Babaçulândia, que acontecerá em abril de 2020.

Segundo Maicon Dimbarre, as primeiras etapas da Metodologia de sete etapas já começaram a ser desenvolvidas no município. Quando concluídas, apresentarão um estudo de caso de como Babaçulândia se apresenta atualmente dentro do cenário turístico.

Vamos começar identificando os potenciais turísticos, conversando com as pessoas, indo até os pontos e descobrindo se aquele produto ou serviço tem potencial de mercado. A segunda etapa envolve a identificação da infraestrutura, que inclui logística, transporte, hospedagem e quais as condições necessárias para o turista permanecer no município”, afirmou, completando ainda que a previsão é de apresentar os primeiros resultados em abril, durante o Workshop de Turismo.

Para a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, o projeto turístico de Babaçulândia será o maior já realizado pelo Sebrae neste segmento na região Norte do Estado. “A cidade tem muitas potencialidades, como o artesanato, o turismo de aventura, o ecoturismo, lagos, cachoeiras, cavernas, bem como os atrativos culturais e de artesanato com o coco babaçu. Tudo isso precisa ser explorado de forma sustentável, gerando renda aos pequenos negócios locais”, pontuou Eliana.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, afirmou que o Sebrae tem atuado de forma incisiva no setor do Turismo, ressaltando ação direta em outras três iniciativas do ramo no Estado: Jalapão, Serras Gerais e Taquaruçu. “O Sebrae tem atuado de norte a sul do estado, por entender que o turismo é uma das grandes potencialidades econômicas do Tocantins. Queremos formatar produtos e articular com todas as partes envolvidas dentro do setor de turismo, convergindo ações para desenvolver os pequenos negócios e potencializar o turismo no Estado, dando a visibilidade merecida ao turismo tocantinense em âmbito nacional”, completou o superintendente.

O prefeito de Babaçulândia, Aleno Dias, agradeceu a atuação do Sebrae e parceiros na união de esforços para colocar o município rota turística do País. “A cidade é turística, mas ainda não temos os dividendos para fazer desse setor a nossa subsistência. Acredito que, com esse projeto, iremos fortalecer essa atividade econômica no município. Toda a população está entusiasmada com a ideia que está sendo colocada em prática”, afirmou o prefeito.

Etapas seguintes

Após a apresentação do diagnóstico, a empresa, juntamente com o Sebrae e parceiros, colocará em prática as ações necessárias para viabilizar o negócio turístico na região. Incluem nessas etapas a melhoria e formatação dos possíveis produtos turísticos, capacitação dos empresários e donos dos negócios, elaboração do lastro de negócios para o acesso ao mercado, incluindo a realização de acordos comerciais, rodadas de negócios.

Por fim, a metodologia termina com a formação de um branding próprio para Babaçulância, que inclui a marca turística, presença on-line, material promocional e canais de distribuição e divulgação de seus atrativos turísticos para fora do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.