Esporte e turismo

Empresários pretendem realizar ultramaratona no Jalapão com percurso de até 250 km

Empresários pretendem realizar prova com um percurso de 200 ou 250 km ao longo de 5 dias.

Por Redação 1.172
Comentários (0)

26/01/2021 17h40 - Atualizado há 3 anos
Imagem aérea do Jalapão

Os empresários Paulo Garcia e Sandra Costa, representantes da Horizontes Aventura, buscaram apoio do Governo do Tocantins para a realização de uma ultramaratona no Parque Estadual do Jalapão.

Eles foram recebidos pelo Presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, na tarde desta segunda-feira (25).

A Horizontes Aventura é uma empresa especializada em turismo esportivo e realiza diversas provas de ultramaratonismo em Portugal. Entre as provas estão a Oh Meu DeusPortugal 1001 e a PT281+ que são realizadas há cerca de 20 anos no país europeu.

Já no Brasil, os empresários criaram uma nova identidade para atender o público que busca por esse modelo turístico: a Osmose Eventos Esportivos Ltda. A empresa é responsável pela Extremo Sul, prova que acontece, anualmente, desde 2015, no Rio Grande do Sul. O percurso passa pelas cidades litorâneas de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. São mais de 200 km de muita natureza e convivência com os moradores locais.

Os empresários pretendem realizar uma prova neste formato, percorrendo grande parte do Jalapão. A ideia é um percurso de 200 ou 250 km para ser realizado em 5 dias de prova. Para o representante Paulo Garcia, a intenção é proporcionar a possibilidade de que o atleta-turista possa vivenciar toda a experiência de uma prova de resistência e também conhecer a culinária e a cultura local.

Na ocasião, o presidente Tom Lyra falou sobre a viabilidade desse tipo de evento no parque, já que outras provas parecidas já foram realizadas, como o “Bota pra correr” em 2019, que trouxe atletas profissionais e amadores de diversos locais do Brasil para participar da competição.

O Jalapão é um roteiro que sempre atrai o público que aprecia atividades ao ar livre e junto a natureza. Seus encantos são sempre um motivo a mais para conhecer e percorrer cada pedacinho desse paraíso. Solicitei que nos seja enviado um ofício e o projeto para que possa apresentar ao governador Mauro Carlesse. Acredito que esse seja um dos muitos eventos que o Jalapão poderá receber, fortalecendo sua posição como um dos melhores destinos turísticos para os amantes das provas de resistência e aventura”, afirmou o gestor.

Encontro com o secretário Tom Lyra

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.