Luto

Empresário que apostou no coco babaçu na região norte do Tocantins morre aos 94 anos

Hoje é a maior fábrica de carvão ativado de coco da América Latina.

Por Redação 1.743
Comentários (0)

26/03/2021 10h24 - Atualizado há 3 anos
Empresário faleceu no Rio de Janeiro, onde morava

O empresário fundador da maior indústria de beneficiamento do coco babaçu do Tocantins, Edmond Aziz Baruque, morreu aos 94 anos vítima de infarto, nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, onde morava.

Também engenheiro civil, Edmond fundou em 1968 e inaugurou em 1970 a Tobasa Bioindustrial, sediada no município de Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio.

A indústria processa e industrializa vários produtos, a partir do coco de babaçu. A história do empresário envolve pioneirismo, inovação e empreendedorismo. Edmond Baruque não se conformava com o desperdício de 94% das 3 frações do coco de babaçu, pois apenas a amêndoa (6%) era extraída e comercializada. Ele acreditava que era possível aproveitar 100% do fruto.

“Não havia solução tecnológica naquela época”, conta Edmond Aziz Baruque Filho, atual diretor-presidente da biorrefinaria, que continua realizando o sonho do pai.

A bioindústria também garantiu renda para muitas famílias através da coleta do coco que é feita em 200 mil hectares de florestas nativas, num raio de 250 km a partir da empresa.

O carro-chefe da Tobasa é o carvão ativado (usado em filtros e purificadores residenciais e industriais), seguido do bioálcool (para uso em cosméticos e indústria de bebidas finas).

Atualmente o parque industrial da Tobasa ocupa 175 mil m² de área total e é considerada a maior fábrica de carvão ativado de coco da América Latina. A biorrefinaria conta com 150 funcionários e 1.500 extrativistas como parceiros.

Baruque Filho informa que a empresa contribui com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Norte de Tocantins. “Tenho consciência de que o desenvolvimento social de nossa região passa necessariamente pela estratégia de crescimento operacional da Tobasa”, declara. 

Em 2014, um documentário em vídeo sobre a Tobasa foi projetado em reunião da ONU na Coreia do Sul como referência em sustentabilidade.

Indústria garantiu renda para muitas famílias na região

NOTAS DE PESAR

Com pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário e engenheiro civil Edmond Aziz Baruque, ocorrido nesta quinta-feira, 25.

Edmond Aziz Baruque era um homem com uma visão empresarial e social, sempre prezando pelo desenvolvimento sustentável. Fundou a empresa Tobasa, onde gerou empregos, tecnologias e processos para o extrativismo florestal, dando completo aproveitamento ao coco babaçu, em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio.

Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações dos familiares e amigos que, certamente, sentem o luto pela partida de Edmond Aziz Baruque.

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins

________________________________

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do engenheiro civil e empresário fundador da Tobasa de Tocantinópolis, Edmond Aziz Baruque, ocorrido nesta quinta-feira, 25, no Rio de Janeiro.

Baruque foi um homem de determinação e experiência de vida. No Tocantins, na região do Bico do Papagaio, ele escolheu Tocantinópolis para investir no que mais amava, a industrialização do coco de babaçu para produção de óleo, sabão, carvão ativado e álcool.

Baruque sempre acreditou no extrativismo da palmeira de babaçu contribuindo assim com o crescimento econômico do Tocantins e a geração de empregos.

Com 94 anos, o senhor Baruque deixa um legado de histórias e aprendizado para todos aqueles que com ele conviveram. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e conforte os corações de todos os familiares e amigos enlutados.

Wanderlei Barbosa | Vice-governador do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.