Aprovação imediata

Empresários podem emitir alvará de funcionamento sem vistoria prévia em Araguaína

Validade do alvará passou para 12 meses, independente da data de início do funcionamento.

Por Redação 1.033
Comentários (0)

10/03/2021 10h23 - Atualizado há 3 anos
Boleto passa a ser expedido on-line

A desburocratização para pagamento do alvará de funcionamento está entre as novidades deste ano em Araguaína que visam aprimorar os processos legais para melhorar a orientação sobre tributação, facilitar a abertura de novas empresas e realizar atendimentos de maneira mais rápida.

O empresário pode imprimir o boleto no site da Prefeitura e, após a quitação, já tem a aprovação imediata, sem necessidade de fiscalização prévia.

“Araguaína pratica o princípio da boa-fé do particular, no qual os empresários abrem o seu negócio de baixo risco sem a necessidade de licença prévia. Essa fiscalização é realizada depois, presencialmente ou com uso do nosso novo sistema de georreferenciamento. Assim, não causa prejuízo à sociedade e, em contrapartida, ainda gera emprego e renda”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza.

Outra mudança para 2021 foi na validade do alvará, que passou para 12 meses, independente da data de início do funcionamento. “Antes, o alvará valia para o ano corrente. Se o empresário abrisse a empresa em novembro, teria apenas dois meses de validade. O que não é justo. Agora, a validade é de um ano, a partir do pagando da guia”, explicou Fabiano. Já a renovação para o empresário que obteve o alvará em 2020 vence no dia 31 de março.

Para acessar a taxa de alvará, basta o empresário informar o CNPJ no site da Prefeitura ou pelo link de acesso rápido: https://bit.ly/3ep2uG3

Desburocratização

A reforma do Código Tributário Municipal, com extinção de várias leis e decretos, entre outras medidas, encaminhou Araguaína para adotar o princípio da boa-fé do particular.

Isso proporcionou a Prefeitura ser reconhecida como a primeira no Brasil a decretar liberdade econômica e também a primeira a utilizar a plataforma Gov.br, que agiliza o atendimento ao público. Anteriormente, o tempo médio de abertura e liberação com emissão de alvará de um novo negócio era de 38 dias.
 
Município que mais gera emprego

Araguaína é o município que mais gerou empregos no Tocantins mesmo em ano de pandemia. Com uma queda brusca de 643 postos de trabalho em abril, Araguaína se recuperou e terminou 2020 com saldo de 1.760 novas vagas. Com destaque na indústria, com 736 empregos a mais.

Só o número industrial já supera o saldo anual de Palmas, com 185 novas vagas, e quase também o de Gurupi, que obteve saldo de 779.

Reconhecimento

Araguaína soma dois prêmios na atuação pelo mercado mais livre e seguro. Em 2014, a cidade foi vencedora na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) com o Projeto Destrava Araguaína. E ainda o Prêmio Arara Azul, também do Sebrae, por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, em 2016.

O Município de Araguaína também foi um dos destaques do 8° Seminário Brasil Mais Simples, realizado em 2019, em Brasília. Um dos motivos é o fato de Araguaína ter sido a primeira cidade a publicar um decreto específico de adequação e agilização à MP da Liberdade da Econômica (Medida Provisória n° 881/2019). 

Os casos de Araguaína foram muito aplaudidos e elogiados pelo Sebrae Nacional, como reconhecimento de todo o trabalho feito em prol da desburocratização e apoio à livre iniciativa na cidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.