Negócios

4 empresas brasileiras que mais inovaram nos últimos anos e venceram a crise

Consultor empresarial aponta as principais lições que podem ser tiradas desses negócios de sucesso.

Por Redação 681
Comentários (0)

07/03/2019 12h05 - Atualizado há 5 anos
Empresas brasileiras que mais inovaram nos últimos anos

Nos últimos anos tivemos avanços mesmo em período de crise econômica, através de revolucionários modelos de negócios. Existe uma explicação clara para esses surpreendentes avanços: a tecnologia, o ambiente digital e poder desses sistemas quando juntos integram às reais necessidades do consumidor e acompanham as modificações constantes na sociedade.

O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre a posição de cada empresa frente ao mercado e quais as lições que podemos tirar desses modelos, até mesmo usar como inspiração para os pequenos negócios. Veja a seguir as empresas que ocupam a lista das mais inovadoras do Brasil nos últimos anos.

1 - Nubank

A Nubank foi a terceira startup brasileira que recentemente atingiu o patamar unicórnio, ou seja, por meio do modelo de negócio disruptivo e inovador hoje está entre as empresas que valem 1 bilhão de dólares.

O que a Nubank fez para se tornar uma empresa inovadora? As lições que podemos tirar da unicórnio que hoje é considerada uma instituição financeira é facilitar a vida do consumidor. Ao falar sobre os bancos vem à mente as filas intermináveis, inúmeras taxas que não sabemos a sua origem, além da dificuldade de manter a comunicação com esses credores.

Pensando nesses conflitos a startup primeiro tinha o objetivo de apresentar um produto que solucionasse todas essas questões e representasse principalmente a nova geração habituada aos serviços que atendem de modo intuitivo.

O consultor empresarial ressalta que a transparência e a simplicidade foram as principais ferramentas da Nubank e não podemos nos esquecer da forte identidade provocada pelo marketing.

“A recomendação através dos amigos e o fato de colocar a Nubank nesse círculo intimista trouxe exatamente a característica que a marca deseja no mercado. Diferente das outras instituições, nós somos amigos e pode contar conosco quando precisar, afinal somos acessíveis”, pontua Nodari.

2 - 99 Taxi

O empreendedor Paulo Veras criador do aplicativo 99 Taxi diz que para obter sucesso na empreitada seguiu o tradicional modelo de negócios e mantinha contato com empresários do Vale do Silício. A curiosidade de Veras era compreender como tornar os negócios altamente escaláveis.

Patamares mais óbvios como manter uma barreira contra a concorrência, pensar em modelos de financiamento e receitas foram considerações do empresário. Mas destaca um ponto muito importante: construir um público apaixonado é fundamental e cita como exemplo empresas como o Facebook e Twitter.

“Um ponto em comum entre as empresas inovadoras dos últimos dez anos está no objetivo de primeiro construir um relacionamento fiel com o consumidor. O negócio passa a ser um experimento e as receitas são geradas após a aprovação de um público gigante. Negócios que sabem gerar valor em seus produtos e serviços”, comenta Nodari.

3 - Magazine Luiza

Uma empresa familiar e que tem a sua frente uma competente  empreendedora brasileira, Luiza Helena Trajano. Magazine Luiza está hoje entre os maiores varejistas do país e considerada uma das empresas mais inovadoras.

A pequena loja que ficava no interior de São Paulo vendia apenas artigos simples de casa e decoração. A partir do desejo de expandir o negócio e um excelente planejamento surgiu a proposta de crescer, sobretudo no ambiente virtual e por meio das liquidações no final do ano.

Outro ponto em destaque do varejista é a gestão de pessoas e os valores pragados por quem está à frente do negócio. “A empresária Luiza Trajano hoje representa o empreendedorismo feminino, coloca a mão na massa e valoriza prioritariamente a gestão de pessoas, o treinamento e cultura do negócio”, acrescenta.

4 - Cielo

Focada no desejo do cliente, a Cielo é uma empresa 100% brasileira e entre as cem mais inovadoras do mundo segundo o relatório da Forbes USA. As maquininhas estão espalhadas por todo o Brasil onde possui infraestrutura e energia elétrica.

Com um processo simples na hora da compra e venda e taxa zero as maquinhas da Cielo ultrapassaram fronteiras e podem ser encontradas tanto em espaços físicos,  food trucks e comércio autônomo.

Atendendo as necessidades do consumidor atual, não há necessidade de pedir a segunda via do cartão, logo o cliente recebe de forma instantânea o informativo de compra via SMS. “É uma ótima oportunidade para pequenos empresários venderem mais e ter a chance de expandir suas receitas”, comenta Nodari.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.