Falhas estariam ocorrendo nas ruas centrais e no setor Santo Afonso.
O Procon Tocantins notificou, na manhã desta quinta-feira (22), a Energisa pelas sucessivas interrupções de energia, principalmente, nas ruas centrais e no setor Santo Afonso, em Pedro Afonso.
A notificação solicita que a empresa justifique as sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica no município, bem como apresente quais providências serão tomadas para a solução, em definitivo, do problema apontado pelos consumidores.
O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, explica que o Procon formalizou a notificação porque a empresa não é responsável apenas pela distribuição, mas também está comprometida em prestar um serviço adequado a todos os seus consumidores, bem como fornecer as informações necessárias à defesa de interesses individuais, coletivos ou difusos.
“Nosso trabalho é fazer que com os fornecedores de bens e ou serviços entendam que a responsabilidade vai muito além de entregar um produto ou serviço, é preciso estar atento aos termos da lei e compreender que o consumidor deve ter todos os seus direitos garantidos”, avaliou Walter Viana.
Prazos e sanções
De acordo com a gerência de Fiscalização do Procon, foi concedido a Energisa um prazo de 48 horas, a partir do recebimento da notificação, para que a empresa apresente documentação.
A recusa da concessionária em prestar as informações ou o desrespeito às determinações e convocações do Procon Tocantins pode caracterizar crime de desobediência, sem prejuízo da aplicação de sanções administrativas.
O QUE DIZ A ENERGISA
"A Energisa reforça que já realizou, neste mês, a troca do transformador que atende a região por um de maior potência, principalmente por conta do aumento de consumo de energia nesse período de altas temperaturas.
A Energisa reforça aos clientes sobre a necessidade de informar sempre que houver aumento de carga nas unidades consumidoras - como compra de novos equipamentos e eletrodomésticos, sobretudo os que mais consomem energia (ar-condicionado, freezer) -, pois, assim, será possível realizar ações preventivas para assegurar o fornecimento de energia de qualidade.
Por fim, a Energisa informa que recebeu a notificação do Procon e responderá no prazo estabelecido."