Sudeste

Construção de escola parada há cerca de 12 anos revolta moradores no Tocantins: 'tristeza imensa’

Prédio está tomado pelo mato e completamente abandonado.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias 1.458
Comentários (0)

20/06/2022 07h00 - Atualizado há 1 ano
Situação da escola

Uma escola que poderia atender centenas de estudantes está com a construção parada há cerca de 12 anos na zona rural de Arraias, sudeste do Tocantins, segundo moradores.

A ‘Escola Polo das Matas’, como é conhecida, está na fase de acabamento e fica na comunidade Calunga do Mimoso. O prédio está tomado pelo mato e completamente abandonado.

O terreno para construção da escola na comunidade foi doado pelo morador Sabino Rosa, que já faleceu. “Nossos moradores têm o coração tão bom que um deles doou o terreno. Ele [Sabino] queria ver a escola funcionando, mas já até faleceu”, disse Edir Soares de Sousa, presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso do Tocantins (AKMT).

Enquanto a escola segue parada, Edir Soares conta que os alunos estão ‘tumultuados’ em uma escola menor. “Queremos que terminem a construção dessa escola. Já foi gasto muito dinheiro e não está trazendo resultado porque a escola está inacabada”, afirmou.

‘Tristeza imensa’

Uma moradora da comunidade gravou vídeos mostrando a escola abandonada e criticou o 'descaso'. “A gente fica muito triste com a situação, em ver essas salas todas abandonadas, [...] pátio cheio de mato, é uma tristeza imensa”, afirmou.

A mulher também disse que falta ‘pouco’ para a escola começar a funcionar e acrescentou: “Não dá mais para esperar, não dá mais para a gente deixar um benefício desse tão importante desse jeito”. 

Outro lado

O AF Notícias procurou o Governo do Estado, mas recebeu a informação de que a escola não pertence à rede estadual de ensino. A Prefeitura de Ararias também foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

VEJA:

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.