Co.liga

Escola virtual lançada no Tocantins oferece 36 cursos gratuitos e linha de crédito para jovens

Cooperação com a Gestão Estadual e a co.liga alcançará os 139 municípios do Tocantins.

Por Redação 1.135
Comentários (0)

10/06/2022 16h31 - Atualizado há 1 ano
Lançamento no Palácio Araguaia

O Governo do Tocantins oficializou o lançamento da co.liga no estado na manhã desta sexta-feira (10). A iniciativa trata-se de uma escola de economia criativa e um espaço de fortalecimento de redes, que oferece cursos com o objetivo de conectar juventudes, profissionais e empresas.

co.liga é uma parceria entre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, entidades que enviaram representantes para a assinatura do Termo de Adesão do Estado do Tocantins ao projeto.

“Quero falar aos nossos jovens que esperam por oportunidades que esse projeto é uma política de inclusão social. Quando recebemos a Fundação Roberto Marinho e as outras entidades envolvidas, sabíamos da credibilidade que elas têm. Temos que abraçar projetos assim com muito dinamismo e com muita força para que possamos abarcar esses jovens que estão nas nossas escolas e também aqueles que não estão nas escolas. Temos que fazer a inclusão desses jovens”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa durante o ato de lançamento da co.liga no Palácio Araguaia.

O secretário Extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo, Marcos Milhomens, explicou que essa cooperação com a Gestão Estadual e a co.liga alcançará os 139 municípios do Tocantins.

“A maioria dos municípios demonstrou interesse em levar essa iniciativa ao Governo do Tocantins. O gargalo, que é ter acesso a internet nas cidades, será resolvido com parceria entre o Governo do Tocantins e as secretarias municipais de Educação. Iremos usar a estrutura municipal, seja em escolas ou prédios públicos. Temos que atender o público-alvo, que é o jovem tocantinense vulnerável e que precisa de renda”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário Marcos Milhomens, o jovem que fizer qualquer curso pela co.liga terá acesso a linha de crédito na Agência Fomento do Estado do Tocantins.

“A ideia é oferecer linha de crédito para o jovem que participar da co.liga a partir de 18 anos. Estamos criando mecanismo para que esse jovem empreendedor tenha condições de empreender. A Gestão Estadual fez interlocução com o Sebrae Tocantins para que esse aluno crie o seu CNPJ pensando na linha de crédito que já está liberada por determinação do governador. Ou seja, o jovem passa a empreender”, acrescentou o secretário.

Representantes da OEI e da Fundação Roberto Marinho prestigiam lançamento do projeto

OEI e Fundação Roberto Marinho

Com acesso gratuito, a co.liga nasceu no final do ano passado entre uma parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a Fundação Roberto Marinho para mobilizar criadores, produtores de conteúdo, coletivos e empresas.

O diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou, comentou como funciona a plataforma para jovens de escolas estaduais que estiveram presentes no evento.

“É uma escola digital, de um projeto de economia criativa, que oferece cursos na área de design, fotografia e música, entre outras artes. São 36 cursos certificados e livres para todos os jovens que queiram participar. Também há acesso a uma série de editais. Ele ainda consegue conhecer outros jovens com a mesma afinidade e as mesmas pretensões, que estão ali em um mecanismo de encontrar e desenvolver relacionamentos na medida em que você vai se envolvendo com um rol de atores”, explicou Raphael Callou.

A gerente de Produção e Conteúdo da Fundação Roberto Martinho, Deca Farroco, elucidou que a entidade por ela representada recebeu convite da OEI para o projeto em 2020 e que, depois, teve um ano para ele ser desenvolvido.

“Fomos, então, para rua dialogar com os jovens e entendemos que essa juventude está fazendo muito, está criando. Então, como deveríamos apoiá-la? Economia criativa é a porta de entrada para muitos jovens que se interessam por investir em um setor cada vez mais crescente, não só no Brasil, mas no mundo. São as profissões do futuro: o entretenimento, as artes. Estamos vendo que, ao longo dos anos, as profissões tradicionais vêm sendo substituídas por automatizações, mas entende-se que o lugar do criativo é do humano, que dificilmente é substituído”, mencionou.

Cursos

Neste momento, são oferecidos 36 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da economia criativa: patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais. Entre as opções segmentais estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são on-line e gratuitos.

Para o estudante do Centro de Ensino Médio Castro Alves, de Palmas, Gabriel Mota do Nascimento, muitos jovens entram no mercado de trabalho sem aprofundamento no que querem fazer profissionalmente e a co.liga pode ser um mecanismo de ajuda nesse sentido. “É importante ele [o jovem] entrar no mercado de trabalho já aprofundado e conhecendo uma carreira”, afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.