Saúde

'Essa doença é castigo': Veja o que não falar para pessoas em tratamento contra o câncer

Escutar mais e falar menos pode ser a melhor forma de ajudar.

Por Redação 695
Comentários (0)

25/02/2021 10h57 - Atualizado há 3 anos
Seja um ouvinte sensível

Para muita gente, a notícia de que há um câncer no corpo é um impacto que poucos conseguem ter ideia. Mesmo com todo o avanço da medicina, os tratamentos aperfeiçoados e as maiores chances de cura, ainda assim o abalo emocional acontece em boa parte dos casos. 

Essa individualidade na hora de lidar com a doença é uma parte muito importante do tratamento, conforme explica a psico-oncologista Cristhina Ramos.

A condição emocional do paciente está fortemente ligada à forma de enfrentamento deste diagnóstico e aos possíveis tratamentos que se submeterá. Sendo assim, os cuidadores, os familiares e os amigos têm importante papel na hora de contribuir para o melhor enfrentamento desta vivência”, destaca.

Preste um pouco mais de atenção nas suas palavras

Você já falou alguma dessas frases ou ouviu alguém dizer para um paciente com câncer:

“Meu tio morreu disso aí”

“Se a doença voltar, você morre?”

“Essa doença é castigo”

“Ah, o cabelo vai crescer de novo”

“Você tem que mudar seu estilo de vida”

E ainda têm as clássicas receitas de “remédios caseiros” capazes de curar até o câncer. Sempre tem o relato de uma vizinha, sobrinha ou amiga que fez e deu certo.

Por mais inofensivas que algumas dessas frases possam parecer, ou até uma tentativa de ajudar o paciente com dicas ou mensagens de motivação, nem sempre elas serão ouvidas dessa forma.

É muito difícil controlar o que as outras pessoas pensam ou falam, mas você pode se controlar, por isso é importante evitar fazer comentários e suposições. É muito mais útil ouvir do que falar”, pontua a psicóloga.

Apoio desde o começo

Macilon Nonato Irene, médico oncologista da Oncoradium, centro responsável pelo serviço oncológico pelo SUS no Hospital Regional de Araguaína, reforça que, na unidade, o paciente recebe apoio multiprofissional, entre eles uma equipe com psicólogos, desde o primeiro dia de tratamento.

Na luta contra o câncer, o apoio psicológico é um dos pilares para a boa evolução e vai desde o diagnóstico até as fases subsequentes”, reforça 

Como ajudar então?

Para muitos pacientes, a perda provisória do cabelo e, às vezes, o emagrecimento por causa do tratamento são os fatores menos importantes. O que interessa é se tudo está evoluindo da melhor maneira possível, se o câncer está regredindo ou controlado e se a cura está próxima.

Por isso, ter empatia e colocar-se à disposição para ouvir a pessoa é o ato mais significativo.

O que se pode fazer primeiro é conversar com o paciente, perguntar como pode ajudá-lo. Daí surgirá uma ótima oportunidade para criar um vínculo de confiança. Aja com empatia, se coloque no lugar do outro”, finalizou Cristhina. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.