Tocantins

Estudante de 16 anos lança livro e sonha em ser escritor famoso; 'vai longe', diz professora

Essa grande conquista de Luiz Eduardo teve a escola como base e orientadora.

Por Redação
Comentários (0)

24/08/2023 14h41 - Atualizado há 8 meses
Luiz Eduardo

Transformar o que escreve em arte é um meio de disseminar ideias pelo mundo afora. É o que está fazendo o estudante Luiz Eduardo Silva, de 16 anos, que acaba de lançar o seu livro ‘Manuscritos de um Autor Ator’, com as suas criações em forma de poemas e metáforas.

O estudante Luiz Eduardo cursa a 2ª série do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, localizada em Taipas, Tocantins. E sua paixão pela escrita começou com as suas participações na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

“Participar da olimpíada foi, sem dúvida, uma das melhores coisas que já me aconteceu. Ver a pluralidade de ideias e textos que podem ser criados, estar na presença de autoras reconhecidas nacionalmente, como Geni Guimarães, me fascinou. E ao perceber que pelas palavras eu poderia retratar meus sentimentos, não pensei duas vezes em pegar uma caneta, uma folha e começar a escrever”, frisou o aluno escritor.

Essa grande conquista de Luiz Eduardo teve a escola como base e orientadora para que o seu sonho de ser escritor se tornasse possível. Tudo começou com a professora de Língua Portuguesa, Rosana Ribeiro dos Santos, incentivando a turma a participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. E foi construindo textos e mais textos, examinando ideias, pensamentos e sentimentos, que Luiz Eduardo conseguiu sua primeira vitória, ser finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa, com o texto ‘O pequi nosso de cada dia’, na categoria Memórias Literárias, em 2019, levando o aluno a fazer a sua primeira viagem a São Paulo. Em 2021, ele também foi classificado para a fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

“Luiz Eduardo sempre foi um aluno que eu admirei pelo seu entusiasmo e vontade de ir além. Depois de ter sido finalista por duas vezes nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, ele ficou muito empolgado e começou a escrever. Ele escrevia o tempo todo e me mandava os textos para eu fazer as correções. Falei que era interessante escrever um livro. Ele se entusiasmou mais ainda. Então passamos a trabalhar neste projeto. Ver o livro sendo lançado foi a realização de um sonho. Uma conquista dele, mas que teve a minha inspiração e isso me deixa radiante. Sei que ele vai longe e fico muito feliz”, frisou a professora Rosana.

E com o processo de reescrever suas criações para que se chegue ao texto ideal, Luiz Eduardo está conseguindo realizar as suas metas. “Meu sonho é poder sentir a liberdade na escrita, de me tornar um escritor famoso e transmitir verdade, aconchego e sabedoria por meio dos meus escritos”, ressaltou.

A diretora Jussara, o aluno Luiz Eduardo e a professora Rosana

Luiz Eduardo nasceu em Dianópolis e ainda criança foi morar na cidade de Taipas, onde reside com a avó Marizan da Silva, que é funcionária pública. Ele é filho de Edleusa Cardoso Pereira e de Luiz Carlos da Silva.

A diretora Jussara Rodrigues Caetano, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, ressaltou a dedicação do estudante Luiz Eduardo. “Ele representa a nossa escola, foi em duas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa e atualmente é presidente do Grêmio Estudantil. E segundo a família, ele sempre investe na aquisição de livros. Ele é um estudante protagonista”, afirmou.

O livro está disponível para vendas no Clube de Autores, com acesso no portal https://clubedeautores.com.br/livro/manuscritos-de-um-autor-ator. A sua versão impressa custa R$ 65,44 e a versão ebook custa R$ 27,01.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.