Educação

Estudante tocantinense faz vaquinha para ir a Congressos de Física na Suíça e Cuba

Ele cursa o 3º período de Licenciatura em Física e foi selecionado.

Por Márcia Costa 1.147
Comentários (0)

24/04/2019 15h31 - Atualizado há 1 ano
Estudante cursa Física no IFTO de Palmas

O estudante do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Osvaldo Bezerra Silva Júnior, 18 anos, está lutando para realizar o sonho de participar de dois Congressos internacionais de Física que vão ocorrer na Suíça e Cuba.

Ele cursa o 3º período de Licenciatura em Física e foi selecionado por meio do artigo "Projeto Sirius e a Luz Síncrotron".

O jovem já participou de vários congressos pelo Brasil e conta que o IFTO não tem como auxiliá-lo devido ao corte de verbas feito pelo Governo Federal nos recursos da Educação.

"Preciso de cerca de R$ 20 mil para as duas viagens e assim realizar meu sonho de apresentar meu artigo, representando não só o Tocantins, mas o país. Tenho vontade de mostrar para o mundo a tecnologia que o Brasil tem. Passei vários dias escrevendo, fui atrás de informações sobre o acelerador de partículas e acabou que deu certo. O meu trabalho foi aceito. Meu artigo fala sobre o acelerador de partículas e a Luz Síncrotron, que é gerada pelo acelerador", disse.

Apenas três brasileiros foram selecionados para o STARS 2019 - Congresso 5th Caribbean Symposium on Cosmology, Gravitation, Nuclear and Astroparticle Physics e SMFNS 2019 - 6th International Symposium on Strong Electromagnetic Fields and Neutron Stars, que vão ocorrer em Cuba de 06 a 12 de maio.

Além desses congressos, Osvaldo Bezerra foi o único brasileiro selecionado para o Congresso 'Enhancing New Challenges in the odyssey of Physics', que ocorrerá na Suíça nos dias 17 e 18 de julho.

Para arrecadar o valor, o estudante criou uma vaquinha na internet e está pedindo doações"São eventos importantes para a ciência", finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.