Taquaralto

Estudantes de escola pública lançam livro de poemas em café literário; evento ocorre desde 2017

Comunidade escolar e familiares participaram do Café Literário: Tecendo escritas 2023.

Por Redação
Comentários (0)

30/10/2023 14h38 - Atualizado há 5 meses
O Café Literário é realizado anualmente

O resultado de muito talento e da dedicação de estudantes e professores foi apresentado à comunidade escolar de Palmas, no Café Literário: Tecendo escritas 2023. O evento promovido pelo Centro de Ensino Médio de Taquaralto (CEM) acontece desde 2017 e lança, anualmente, uma coletânea de poesias de autoria dos educandos, produzidas ao longo do ano letivo.

O projeto Café Literário visa despertar o gosto pela leitura e pela produção textual, em um trabalho conjunto que envolve os estudantes e os servidores de todas as áreas da unidade de ensino, numa ação que favorece o desenvolvimento da escrita, a criatividade, a autonomia e a socialização.

As estudantes da 3ª série do ensino médio, Yasmin Leite da Costa Lima e Jamile Cordeiro de Souza, estão entre os autores do livro. “Fiquei muito feliz em ver meu texto publicado. O livro é o reconhecimento da nossa dedicação”, disse Jamile. Para Yasmin, a leitura e a produção textual, incentivadas pelo projeto Tecendo escritas, “ampliam os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e a capacidade dos estudantes. É gratificante ver esse resultado”.

Durante o lançamento da obra, os professores ressaltaram mudanças significativas no desenvolvimento dos estudantes com relação à produção textual, com ampliação do vocabulário, da ortografia e do conhecimento de mundo, observações sintetizadas pela diretora da unidade escolar, Eliane Caetano Mendonça. “Além da formação de novos leitores/escritores, percebe-se uma transformação que vai além, com uma nova postura dos estudantes que passam a ver a literatura como algo que faz parte do seu cotidiano”, enfatizou. 

Lara Cristina Sanches Silva, aluna da 3ª série, fez um discurso emocionante em agradecimento aos professores de linguagens da unidade de ensino. “Sou muito grata a todos pelos ensinamentos. Passei a amar a literatura depois que comecei a estudar aqui no CEM de Taquaralto. Reconheço que cada professor tem um papel fundamental na minha formação e na minha vida e isso tem se refletido como um incentivo para ver a educação como uma carreira com a qual me identifico muito”, relatou.

Além de desenvolver o hábito de leitura e escrita, o projeto do CEM de Taquaralto busca utilizar a literatura como ferramenta de formação de sujeitos críticos, autônomos e transformadores de suas realidades. O resultado foi evidenciado pelo relato de alunos egressos que participaram do Café Literário.

Um dos convidados foi o contador Leonardo Pessoa, que cursou todo o ensino médio na unidade escolar e presenteou a ex-professora de linguagens, Alcina Barra, com um livro de sua autoria. “Foi aqui que descobri o gosto pela leitura e pela escrita, incentivado pela professora Alcina. Sou grato a todo ensinamento e incentivo, que foram fundamentais para o profissional que me tornei”, enfatizou.

Quem também fez questão de prestigiar o Café Literário 2023 foi Antônia Severina de Santana, mãe do estudante Kauã Araujo Santana, que teve um poema selecionado para o livro. Ela recebeu a obra impressa com muito orgulho. “Agradeço a escola por todo esse incentivo à leitura e à escrita, tão importantes para a formação escolar e para a vida”, disse, comovida.

A estudantes Lara Cristina (centro) homenageou professores

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.