Tocantins

Estudantes do Tocantins se preparam para provas do Saeb nas áreas de português e matemática

Estão sendo realizados simulados, palestras e aulões para os alunos da rede estadual de ensino.

Por Redação 528
Comentários (0)

31/08/2019 08h52 - Atualizado há 2 anos
Estudantes durante os aulões

Simulados, palestras e aulões marcaram atividades do Dia “D” do “Conexão Saeb.TO”, nesta sexta-feira (30) nas escolas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) do Tocantins.

A campanha tem como objetivo preparar os estudantes para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerão entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

Em Palmas, a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Vale do Sol, Luciana Aparecida de Oliveira Silva, onde foram aplicados simulados de língua portuguesa e matemática, destacou a importância das ações. “O Conexão Saeb.TO veio para fortalecer as atividades das escolas na preparação dos alunos para as avaliações externas”, apontou.

Além do simulado, também foram trabalhados os descritores, outro fator que de acordo com a estudante do 9º ano da Escola Estadual Vale do Sol, Alessandra Nayra Lemos de Almeida da Silva, ajuda a refletir outras questões que possam ser trabalhadas nas avaliações. “Ajuda a interpretar as questões, o que ajudará a termos um bom resultado nas provas”, ressaltou.

O professor de Língua Portuguesa, Divino Ferreira, destacou que o simulado é uma forma de deixar os alunos mais seguros na hora de realizar as provas. “O simulado ajuda a tirar o medo do aluno, deixando eles mais seguros, pois terão consciência de como as provas funcionam. É um preparativo mesmo”, destacou.

Na Diretoria Regional de Araguatins ocorreu, nesta sexta-feira, o aulão inaugural do Conexão Saeb.TO, com a participação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º segmento EJA.  Já estão marcados mais quatro aulões, que serão nos dias 11 e 25 de novembro; e 9 e 23 de outubro.

DRE de Porto Nacional

No Centro de Ensino Médio Florêncio Aires, em Porto Nacional, foi realizada hoje pela manhã uma palestra com Eliana Oliveira, coordenadora de Gestão Pedagógica e Educacional, e um aulão com o Técnico de Currículo da área de Matemática, professor Everaldo.

No momento, foram explanados dados e informações sobre o que é o Saeb e sobre o Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto) e sobre a importância da realização das avaliações, destacando que por meio da realização dessas provas são levantadas estatísticas sobre o desempenho da aprendizagem.

Participaram as turmas dos 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio, professores e coordenadores. Segundo a coordenadora Andréa Siqueira, esse momento é muito importante para os alunos estarem cientes da importância da realização dessas avaliações, e que os professores já estão durante as aulas trabalhando o SAEB.

DRE de Miracema

O dia foi de mobilização em todas as escolas e o Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, que organizram ações de forma diversificada para essa divulgação: aulões de Matemática e Língua Portuguesa para os alunos da 3ª Série e palestras com alunos do 9º Ano.

O Conexão Saeb é mais uma estratégia para focarmos o nosso planejamento diante dos resultados de aprendizagem”, destacou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Laís Silva Ferreira.

Saeb

O Saeb busca avaliar a proficiência de língua portuguesa e matemática no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. E em 2019, o Saeb passa a avaliar também, em caráter amostral, a Educação Infantil, no 2º ano do ensino fundamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (alfabetização) e o 9º ano do Ensino Fundamental (Ciências da Natureza e Humanas).

Alunos estudando

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.