Tocantins

Estudos para concessão do Jalapão e Cantão à iniciativa privada já estão em fase final

A fase de licitação está prevista para ocorrer no final deste ano.

Por Redação 559
Comentários (0)

05/07/2021 10h56 - Atualizado há 2 anos
Parque Estadual do Jalapão

A primeira etapa de estruturação de Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Tocantins já estão na fase final dos estudos.

Os projetos de concessão dos parques estaduais do Jalapão e do Cantão, bem como para implantação de internet de fibra ótica no estado, fazem parte do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI).

Conforme o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin, a população será a grande beneficiada com a implantação desses projetos que irão gerar centenas de novos empregos e oportunidades de negócios para empreendedores tocantinenses.

“Nesse momento, as prioridades do governador Mauro Carlesse é o de garantir a vacinação de toda a nossa população, socorrer as famílias mais vulneráveis e promover uma rápida e forte expansão da economia. Os projetos do Tocantins PPI serão muito importantes para atingirmos esses objetivos”, assegura.

O Projeto Rede Estadual de Banda Larga consiste na instalação de uma rede de fibra ótica para interligar os órgãos públicos dos 139 municípios, proporcionando grandes benefícios para os tocantinenses em áreas da Administração Pública, como educação, saúde e segurança, além de disponibilizar centenas de pontos de acesso público.

Parques estaduais

O projeto de concessão dos Parques Estaduais do Jalapão e do Cantão visa conceder à iniciativa privada a administração dos parques com os objetivos de melhorar a gestão, ampliar os serviços oferecidos ao público e a quantidade de visitantes nacionais e internacionais, explica o secretário executivo do Tocantins PPI, Robson Ferreira, além de promover a estruturação dos parques, promovendo o desenvolvimento econômico das regiões impactadas.

“Acreditamos que os projetos irão colaborar muito para o desenvolvimento do turismo tocantinense principalmente no que tange ao turismo ecológico, grande aposta para o período pós-pandemia, além de gerar empregos e renda para população, aumentar a arrecadação dos municípios das regiões dos parques e de todo o estado. A nova infraestrutura dos parques irá facilitar o turismo dos próprios tocantinenses, já que grande parte da população ainda não conhece esses locais”, assegura o secretário executivo.

Os parques integram o Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais desenvolvido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que buscam aproveitar o potencial ambiental do país e, ao mesmo tempo, fomentar negócios turísticos e incentivar a preservação. Ao todo, foram selecionados 26 parques de seis estados brasileiros.

Próxima etapa

Após a conclusão, os estudos serão apresentados ao Governo do Tocantins e discutido com todos os agentes públicos envolvidos no processo, além da população, por meio das consultas e audiências públicas, que estão previstas para ocorrem em agosto, na qual a sociedade tem total participação no processo. Já a fase de licitação está prevista para ocorrer no final deste ano.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.