35 anos

Família doa órgãos de estudante de Direito que morreu dias antes da formatura

O ex-acadêmico teve um traumatismo craniano após sofrer um acidente enquanto ajudava o pai a fazer uma mudança.

Por Raimunda Costa 2.733
Comentários (0)

22/01/2019 14h33 - Atualizado há 5 anos
Gimenes Quezado

A família do estudante Gimenes Quezado, de 35 anos, autorizou a retirada de parte de seus órgãos para doação. Ele morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP), no domingo (20), faltando apenas 11 dias para a sua formatura em Direito pela Universidade Federal do Tocantins.

Segundo parentes, ele já era doador de sangue e medula óssea e, por isso, a família decidiu doar os órgãos e tecidos para salvar a vida de outras pessoas.

O acadêmico sofreu traumatismo craniano após um acidente enquanto ajudava o pai a descarregar um caminhão de mudança na quinta-feira (17).

Durante o trabalho, uma máquina de açaí caiu por cima do estudante e atingiu sua cabeça. Em seguida, Gimenese levantou do chão e saiu caminhando normalmente, dizendo que estava tudo bem. Porém, ao chegar no HGP, Gimenes começou a sofrer convulsões e entrou em coma induzido na sala vermelha.

Por volta das 21 horas de sexta-feira (18), o estudante foi transferido para a UTI. Na tarde de domingo (20), os médicos confirmaram a morte encefálica devido ao traumatismo craniano.

Segundo a responsável técnica da Central de Transplantes do Tocantins, médica Donilda Moreira Rodrigues, mesmo que os órgãos captados no Tocantins sejam destinados para pacientes de outras localidades, os tocantinenses são beneficiados no processo. “A efetivação da doação no Estado, indiretamente vai favorecer os pacientes aqui do Tocantins, uma vez que a cada paciente transplantado teremos um a menos na lista de espera, que é nacional, beneficiando nossos pacientes também”.

A médica ressalta a importância e a necessidade de se falar sobre a doação/transplantes de órgãos com os familiares, para que exemplos como o dessa família vire rotina. “Para que a doação de órgãos aconteça, é necessário que em vida o doador avise a família. Se a pessoa tem essa vontade e deixou claro para os familiares, com certeza ela será concretizada”.

Liberação

O corpo do ex-estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi liberado pelo Hospital Geral de Palmas (HGP) no fim da manhã desta terça-feira (22) e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Palmas.

O velório está programado para ocorrer no posto policial do setor Morada do Sol II, sul de Palmas. Já o enterro deve ocorrer na manhã desta quarta-feira (23).

Processo de Doação

Quando um paciente evolui para o quadro clínico de morte encefálica, a Comissão Intra-hospitalar para a Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes do HGP, entra em contato com a família fala sobre a opção da doação dos órgãos. Se a família concordar com a doação, é realizado o processo de validação do doador, com realização de exames específicos.

Com o paciente validado, a Central Estadual de Transplantes  - CETTO comunica a Central Nacional de Transplantes, que realiza a distribuição para os demais estados com receptores que aguardam órgãos compatíveis com os órgãos ofertados e providência a logística da equipe que os retira e leva até o receptor beneficiado em prazos que variam de acordo com cada órgão.

Perspectivas

Para a Gerência da Central Estadual de Transplantes, o motivo do Estado já figurar no cenário nacional com dados de doação e transplantes é motivo de comemorar. Mas muito trabalho ainda precisa ser feito como o fortalecimento das estruturas de procura e doação no Estado, a implementação de um serviço de transplante de córnea na região Norte, avançar com a capacitação de profissionais envolvidos no processo de doação e transplantes, a instituição de um serviço de transplante renal em Palmas, são metas a serem trabalhadas para a consolidação do processo de doação e transplantes no Estado.

Captação múltipla de órgãos
Família autorizou a doação dos órgãos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.