Mãe clama por ajuda!

Adolescente pode perder movimento das pernas por falta de cirurgia e família faz vaquinha

A adolescente nasceu com o problema e não conseguiu ser operada pelo SUS.

Por Nielcem Fernandes 3.631
Comentários (0)

24/07/2020 15h25 - Atualizado há 3 anos
A adolescente corre o risco de ficar sem poder caminhar

A adolescente de Palmas Melissa Marcely Bezerra, de apenas 14 anos, sofre de um problema anatômico nos dois joelhos, chamado luxação bilateral patelar,  e está correndo risco de perder o movimento das pernas e parar numa cadeira de rodas, caso não consiga realizar um procedimento cirúrgico. Ela já nasceu com essa deficiência.

Devido ao problema, a jovem já enfrenta alguns impedimentos para se locomover normalmente e, constantemente, é acometida por fortes dores quando há um deslocamento da patela.

Tem dias que sinto muita dor e dificuldade até para caminhar, não posso nem correr ou praticar esportes. Quando meu joelho sai do lugar sinto muita dor e isso vem acontecendo direto”, relatou a garota.

Desesperada, a mãe de Melissa, a dona de casa Lucilane Bezerra da Silva, fez um apelo nas redes sociais em busca de ajuda para conseguir arcar com as despesas da cirurgia da filha com urgência para que ela não fique com sequelas.

Decidimos pedir ajuda por que minha filha está sofrendo muito e não conseguimos operar pelo SUS. Os médicos deram um prazo para que as cirurgias fossem realizadas e eu tenho medo que minha filha tenha que ficar numa cadeira de rodas”, desabafou a dona de casa.

Vídeo

CIRURGIA ELETIVA

Dona Lucilane Bezerra contou ao AF Notícias que não conseguiu a cirurgia da filha por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) apesar de ter buscado atendimento nas unidades de saúde de Palmas. A reportagem consultou o site do Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera (SIGLE) e não encontrou o nome da adolescente.

CASO É URGENTE

Com a ajuda de parentes e amigos, a adolescente realizou consultas e exames na rede particular e a família foi orientada a providenciar a cirurgia o quanto antes. Com o aumento de peso e da massa óssea, o problema da adolescente só vem se agravando.

Segundo o ortopedista João Hollanda, especialista em joelho, o único meio de corrigir o problema é por meio de cirurgia. “O primeiro objetivo da cirurgia deve ser recuperar a estabilidade, o que se consegue por meio da reconstrução dos estabilizadores da patela. O procedimento mais feito para isso, atualmente, é a Reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial, que pode ou não ser associado à reconstrução do Ligamento Patelotibial Medial. O segundo objetivo deve ser melhorar o movimento entre a patela e a tróclea e corrigir os fatores anatômicos que predispõem à luxação da patela”, comenta.

O QUE DIZ A SAÚDE DE PALMAS

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informou que no dia 8 de março de 2018 a paciente Melissa Marcely Bezerra foi encaminhada à Rede Estadual de Saúde para ser submetida a um procedimento cirúrgico ortopédico. 

No entanto, em 23 de fevereiro de 2019, a paciente foi devolvida à Rede Municipal de Saúde para reavaliação do caso e da necessidade da cirurgia. Em 24 de junho de 2019, a paciente foi novamente atendida e reavaliada no Município, ocasião em que foi atestada mais uma vez a necessidade do procedimento cirúrgico. A partir de então, o agendamento da cirurgia depende da Saúde estadual.

VAQUINHA

Aflita e cansada de esperar pelo sistema público de saúde, a mãe da adolescente criou uma vaquinha virtual na tentativa de arrecadar os R$ 14 mil necessários para a realização das cirurgias na rede particular.

A campanha 'Opera Melissa' já está no ar e as pessoas podem ajudar com qualquer quantia, seja através deste link ou diretamente na conta da mãe da jovem.

Banco: Caixa Econômica

Agência: 1340 Op. 013

Conta Poupança: 00804664-0

63 984273783

Lucilane Bezerra da Silva

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.