Reencontro

Desaparecido há 12 anos, homem reencontra família dentro de hospital em Araguaína

Paciente teve alta e se reencontrará com a mãe em Grajaú, no Maranhão.

Por Redação 6.795
Comentários (0)

28/05/2021 10h40 - Atualizado há 2 anos
Manoel Martins e os familiares

A alta do senhor Manoel Martins da Silva ocorrida no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) nesta quinta-feira (27) foi marcada por muita emoção e alegria, pois encerra um ciclo de 12 anos de procura pelo irmão desaparecido há cerca de 12 anos, conforme relato de familiares que foram buscá-lo.

A unidade de saúde fica no município de Araguaína e pertence à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Cunhado do paciente, Edilson Barros conta que a história começou a ter um rumo diferente em janeiro deste ano, quando recebeu uma foto que supostamente seria de Manoel.

Edilson, então, saiu de Bom Jesus, distrito de Estreito (MA), e ficou uma semana procurando por Manoel, até que no sétimo dia recebeu a informação de que ele estaria no HDT. “Chegando aqui, vi que era ele mesmo, mas estava em uma situação difícil, muito doente, por isso acredito que foi um milagre ver ele assim hoje sadio e sorridente”, afirmou.

Além do cunhado, a notícia da alta mobilizou três irmãos de um total de 08 para levá-lo de volta para casa: Roselena Martins, Luiz Martins e Rosenir Rodrigues.

Eles contam que a vontade era de trazer toda a família, mas como não foi possível, estão ansiosos pelo encontro dele com a mãe, que o aguarda em Grajaú (MA). “Nós passamos muito tempo procurando, mas chegou uma hora que desistimos. Temos que agradecer a Deus porque nosso irmão ressuscitou, tanto tempo morando na rua e ruim como estava, é muito bom ver como está hoje. Em doze anos, a família cresceu, vamos apresentar os sobrinhos”, comentou Rosenir.

“Missão cumprida”

A assistente social Izabelle Fernanda Neves Cutrim explica que a admissão de usuários em situação de fragilização ou rompimento de vínculos familiares é situação comum no ambiente hospitalar. “O trabalho do serviço social nesta expressão da questão social consiste em investir na busca ativa pela rede de apoio desse usuário e intervir no fortalecimento de vínculos, de modo que a alta seja realizada de forma segura”, afirmou.

“Profissionalmente, chegar ao objetivo principal de um processo de trabalho longo e que mobilizou toda a equipe multiprofissional do HDT e rede extra-hospitalar é gratificante e posso seguramente dizer que é um momento de realização profissional. Ver hoje o senhor Manoel cercado por seus irmãos e perceber nos olhos de cada um deles o desejo de recuperar os vínculos fragilizados é emocionante. Missão cumprida. Quero parabenizar a todos que colaboraram para que este momento acontecesse”, finalizou.

Manoel Martins foi visto andando pelas ruas da cidade de Santa Fé do Araguaia em novembro de 2020 e depois internado no HDT. Na ocasião, ele não sabia o próprio nome. 

Veja mais

Idoso que não sabe o próprio nome está internado no HDT de Araguaína sem identificação

Com informações do HDT-UFT.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.