Denúncia

Farmacêutica morre após suposta omissão de socorro na porta de hospital em Araguaína

A mulher foi socorrida por uma advogada devido à demora do Samu.

Por Redação 13.511
Comentários (0)

12/06/2020 15h10 - Atualizado há 3 anos
Farmacêutica Janaína Leite Soares tinha apenas 30 anos

A farmacêutica Janaína Leite Soares, de apenas 30 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (11) em Araguaína depois de passar mal e ser levada até a porta do hospital por populares. Segundo denúncia de amigos, o Samu não atendeu ao chamado e, para piorar, os profissionais da saúde ainda se recusaram a atendê-la. 

Janaína passou mal por volta das 9h enquanto estava em um laboratório no centro da cidade e foi levada por terceiros às pressas para o Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A advogada Daisy Araújo disse que prestou socorro no próprio carro após o Samu não comparecer ao local.

— Eu estava no escritório quando ouvi os gritos da sogra dela e fui ver o que tinha acontecido. Ela estava muito pálida e fraca. Então ligamos para o Samu. Ligamos duas vezes, mas não chegaram. Daí conseguimos colocar ela no meu carro e trouxemos até o Hospital Regional

Contudo, segundo a advogada, a farmacêutica não foi atendida mesmo estando dentro do carro pedindo socorro. "Algumas enfermeiras saíram e falaram que não iam atender. Que tinha que levar para a UPA, que não tinha médico. Eu falei que ela estava muito mal. Estava pedindo ajuda no carro: 'ai, vou morrer'. E nisso a enfermeira falou que não podia fazer nada".  

ATENDIMENTO

Ainda conforme a advogada, nesse momento, chegou uma viatura do Samu e uma paramédica identificou a gravidade do estado de saúde de Janaína. E só depois disso, segundo a advogada, é que a paciente foi atendida. Mas infelizmente o socorro veio tarde.

— Falou que ela [Janaína] tava tendo uma parada cardíaca. Nesse momento colocaram ela na maca [e levaram para a sala vermelha]. Logo após, mais ou menos, uns 10 minutos, falaram que ela veio a óbito. No tempo que a gente estava aqui pedindo socorro pelo atendimento dela, se elas tivessem tomado alguma medida, poderia ter salvado a vida de Janaína.

ATESTADO DE ÓBITO

A causa da morte, a constar no atestado de óbito, também causou revolta.  Segundo Daisy, queriam atestar que a farmacêutica morreu em decorrência de covid-19, apesar de Janaína ter feito dois testes, todos negativos. Ela também lamentou a demora para o atendimento.

— Uma sensação de impotência. Você tentando ajudar, fazer alguma coisa, pedindo socorro e a pessoa se omitindo. Você vendo que ela poderia fazer alguma coisa, mas se nega a fazer. Muito triste.

Janaína era casada e tinha um filho de 8 anos. Ela será sepultada na cidade de Campos Lindos.

O QUE DIZ A SAÚDE

À reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que “a paciente foi encaminhada, já sem vida, por familiares em veículo próprio ao Hospital Regional de Araguaína (HRA). Foi entregue ainda teste rápido com resultado negativo para Covid-19".

Conforme a Saúde, apesar dos esforços da equipe que realizou o atendimento para reanimação, infelizmente não foi possível reverter o quadro da paciente.

Ainda segundo a nota, durante a investigação do histórico da paciente para determinação da possível causa da morte, o corpo da paciente foi encaminhado, por precaução, para o necrotério da UTI Covid, considerando os altos índices de transmissão da doença na cidade e o período limitado de eficácia de testes rápidos.

"A medida se fez necessária no sentido de preservar os demais pacientes e profissionais da unidade. Após investigação inconclusiva, a causa da morte foi registrada como indeterminada”.

O SAMU

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebe cerca de 70 chamados por dia e está checando as ligações para esclarecer o ocorrido.

(Com informações do portal Araguaína Notícias)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.