Confinamento

Fazenda do Tocantins é destaque na pecuária moderna com genética altamente produtiva

O confinamento realizado na Fazenda tem encurtado a cadeia do ciclo de investimento.

Por Redação 2.282
Comentários (0)

18/06/2020 08h55 - Atualizado há 3 anos
Em 10 anos o Estado passou de nove para 700 plantas de confinamento

Uma fazenda considerada como modelo na criação de gado confinado localizada em Marianópolis, região oeste do Estado, vem produzido excelentes resultados no que diz respeito ao melhoramento genético e aumento de produção.

O manejo da chamada 'pecuária moderna' desenvolvido na Fazenda São Geraldo, da Agrojem, foi o motivo de uma visita realizada pela comitiva da secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro), liderada pelo secretário César Halum, nesta terça-feira (16).

Modelo

A fazenda é um modelo em pecuária moderna e tem atingido o objetivo de produzir genética altamente produtiva no cerrado do Tocantins. “Somos uma verdadeira empresa rural. Tudo é pensado e construído para otimizar a terra e o trabalho com sustentabilidade produtiva”, afirmou o proprietário, José Eduardo Motta, ao apresentar o que tem sido realizado na propriedade.

Ele disse ainda que seu maior desejo ao escolher o Tocantins para montar essa empresa pecuarista é o de colaborar com esse novo estado. “Quero vê-lo crescer, produzir, prosperar. Isso vai além de ganhar dinheiro, e claro, reconheço que a infraestrutura do Estado colaborou para a implantação da fazenda”, reforçou.

Investimento

Diante do pecuarista, o secretário César Halum considerou a importância de empresários que reconhecem o Tocantins como um celeiro de novas oportunidades. "O Governo do Tocantins está preparado em infraestrutura, e incentivos fiscais para receber investidores, não só apenas do Brasil, como de todo o mundo. Em 10 anos, passamos de nove para 700 plantas de confinamento. Queremos uma agricultura e pecuária forte, que aumente a produtividade, mas com sustentabilidade, reduzindo desmatamento e mesmo assim tendo um grande volume de produção”, destacou.

Confinamento

O confinamento realizado na Fazenda tem encurtado a cadeia do ciclo de investimento, deixando o gado no ponto de abate com regularidade e padronização o ano todo. Segundo o gerente de operações Danilo Figueiredo, além de toda a tecnologia investida, os fatores climáticos do Estado também contribuem

“O boi não gosta de frio, e no Tocantins praticamente não temos incidências de doenças respiratórias no gado, comum em locais onde o clima cai. O mercado quer padrão e regularidade, o confinamento encurta o ciclo de produção e aumenta a lucratividade dos pecuaristas”, explicou.

Infraestrutura

A infraestrutura chamou a atenção da comitiva. Para o subsecretário Adenieux Santana, a visão que integra lavoura à pecuária é de altíssima qualidade e precisão.

“Eu vejo nessa visita a prosperidade que é a integração lavoura e pecuária, o melhoramento do gado, o adubo de produtos orgânicos que vem do confinamento, os projetos em andamento, as experiências assertivas que se tornam exemplos e lições que podem ser levados para outros produtores”, observou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.