Investigação

Mais de 60 servidores de uma única prefeitura são investigados em inquérito do MPTO

O MPTO acionou o MPF e quer localizar telefone e endereço dos servidores.

Por Conteúdo AF Notícias 2.467
Comentários (0)

24/05/2021 08h00 - Atualizado há 2 anos
Prefeitura de Chapada de Areia (TO)

Mais de 60 servidores da Prefeitura de Chapada de Areia, na região oeste do Tocantins, são investigados por suposto recebimento indevido do auxílio emergencial do Governo Federal. O atual prefeito do município é Adauto Mendes.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou inquérito no dia 17 de maio para apurar a denúncia e já acionou o Ministério Público Federal (MPF).

O MPTO afirma que, conforme o Relatório Técnico nº 47/2020 do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), a ilegalidade foi detectada após o cruzamento de informações realizadas de maneira conjunta pela Corte e a Controladoria Geral de União (CGU).

O prefeito de Chapada de Areia foi oficiado pelo Ministério Público para que tomasse conhecimento do Relatório Técnico e enviasse as fichas funcionais e financeiras dos 62 servidores. Além disso, deveria informar as medidas administrativas adotados pela prefeitura.

Em resposta, o prefeito encaminhou ao órgão fiscalizador a ficha financeira dos 62 servidores e informou que o município ainda não havia tomado nenhuma medida sobre os fatos.

O prefeito argumentou que a não adoção de medidas ocorreu porque a maioria dos apontados não é mais servidor do município. Outro ponto, segundo o gestor, é que o Tribunal Regional da 1º Região (TRF-1) decidiu que a competência para processar e julgar esse tipo de litígio envolvendo auxílio emergencial é da Justiça Federal, em especial dos Juizados Especiais.

Além de acionar o MPF, o Ministério Púbico do Tocantins determinou buscas no Portal da Transparência do Município de Chapada de Areia com o intuito de localizar telefone e endereço dos 62 servidores.

VEJA A PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO

Auxílio emergencial

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.