Segundo secretário

Edital do novo concurso da Polícia Civil deve sair este ano e provas no início de 2022

Projeção de vagas que serão oferecidas foi reduzida de 330 para 313.

Por Conteúdo AF Notícias 7.552
Comentários (0)

28/08/2021 09h10 - Atualizado há 2 anos
Policiais em operação

O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, informou que o edital do próximo concurso da Polícia Civil pode ser publicado ainda em 2021 e as provas objetivas realizadas no início de 2022.

As informações foram divulgadas durante entrevista concedida à jornalista Ana Luiza, do Estratégia Concursos, portal especializado na área, e através das redes sociais.

Banca não definida

Na entrevista, o secretário afirma que o número de vagas ainda está sendo fechado para, em seguida, proceder com a contratação da banca organizadora do certame.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) já organiza os concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e figura como forte candidato.

Edital em 2021 e provas em 2022

Cristiano Sampaio não deu previsão de data específica para a publicação do edital, mas disse que o esforço é para publicá-lo “tão logo quanto possível”. 

Queremos que o concurso ande rápido, mas o nosso cenário é trabalhar com ele [o edital] até o final do ano, pois é para a gente ter a realização das provas no início do ano que vem, as várias etapas no primeiro semestre e, no máximo no início do segundo semestre, começar a realização da academia”, disse.

Publicação do secretário

As vagas

O secretário já havia divulgado que o concurso poderia ofertar cerca de 332 vagas imediatas para os cargos de escrivão, papiloscopista, perito, delegado, agente de polícia e agente de necrotomia.

Já na entrevista, ele ressalta que houve uma revisão no número e o concurso pode disponibilizar 313 vagas, no entanto, a quantidade exata ainda não está fechada.

Conforme ele, houve uma redução nas vagas para perito. “Serão 42 vagas para peritos ao invés das 60 antes imaginadas”, frisou.

Cadastro reserva

O secretário também pontua que a comissão está chegando à conclusão de que o concurso possa chamar para as etapas subsequentes à prova objetiva até 5 vezes o número de pessoas aprovadas no número de vagas.

Essas pessoas serão submetidas a “um processo de provas físicas, psicológicas, prova oral para delegado, e talvez pelo menos a metade possa chegar ao final. Então, teria o número de vagas diretas e mais ou menos duas vezes isso é o que a gente estima disponível para serem providas no prazo de validade do concurso na medida em que haja vacâncias”.

Lotação

Sobre a lotação, o secretário brincou que “o ônibus está um pouco cheio e o pessoal não vai sentar na janela”.

Segundo ele, os novos aprovados devem ser lotados nos locais onde os atuais policiais estão querendo sair há anos e não há outros para substituí-los. “A fila anda, essa é a lógica, então os mais novos devem pegar aquelas lotações que são menos queridas pelos que são mais antigos. A gente tem que respeitar a antiguidade”, afirmou.

A entrevista completa está disponível aqui.

Veja mais

Concurso da Polícia Civil do Tocantins pode ofertar mais de 300 vagas imediatas para seis cargos

Comissão tem até outubro para preparar novo concurso da Polícia Civil do Tocantins

Polícia Civil terá reformulação salarial e concurso com muitas vagas, afirma secretário

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.