Feira de negócios

Feira EPOCA começa a todo vapor e consolida Araguaína como polo de inovação e desenvolvimento

Público conheceu de perto os produtos e serviços dos mais de 160 expositores.

Por Redação
Comentários (0)

12/04/2023 14h39 - Atualizado há 1 ano
Momento da abertura da feira

O primeiro dia da 7ª Feira EPOCA movimentou os estandes montados no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e contou com a presença de autoridades. 

Em cerimônia, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), Denilson Silva, diretoria e representantes das entidades parceiras, como Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Araguaína, cortaram a fita e deram a largada para a maior feira de negócios do Tocantins.

O presidente da Aciara, Denilson Silva, destacou o grande número de expositores, mais de 160, o que torna a feira uma das maiores da região Norte do país, atraindo público de vários outros estados como Pará e Maranhão. 

“Foram mais de seis meses de planejamento para ter este resultado que estamos tendo aqui hoje. Queremos transformar esse evento em conhecimento e negócios, e que os visitantes tenham uma oportunidade única em feira, que se sintam aqui tão bem, como se estivesse em grandes centros”, destacou Denilson.

O presidente também agradeceu todos os parceiros e lembrou: “Quando descobrimos que estávamos há 10 anos sem realizar a Feira EPOCA, sentamos e resolvemos encarar o desafio de trazê-la de volta, depois de uma pandemia tão difícil, sentimos que era a oportunidade de reunir tantos empreendedores para vivenciarmos oportunidades únicas juntos”.

O diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, ressaltou que o desenvolvimento econômico se faz e constrói por meio de parcerias, e a feira consolida ainda mais a economia de Araguaína e região. “É o fortalecimento dos micro e pequenos empresários que compõem 98% de toda a classe empresarial do Tocantins”, afirmou.

A Câmara Municipal lembrou a parceria sempre firmada com a Aciara. “Nós estamos sempre de portas abertas para a associação e todos os empresários. Parabenizo a todos, em especial o presidente da Aciara, Denilson Silva, pela grandiosidade deste evento", disse o presidente da Câmara, Marcos Duarte.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, afirmou que eventos como a EPOCA fortalecem toda a economia do Estado. “Parabenizo todos os envolvidos por essa grande iniciativa e com certeza esse evento já é um grande sucesso”, frisou.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, disse que a escolha do complexo foi assertiva. “Será uma semana de grandes oportunidades. Que esse nome EPOCA fique marcado, eu tenho convicção que esse esforço que a Aciara está fazendo vai ser muito recompensado, e esse espaço do Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma, que foi pensando em uma reunião, foi com certeza a melhor escolha”, disse.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviço do Tocantins, Carlos Humberto Duarte, frisou que quando se fala em desenvolvimento econômico do Estado se fala em cidades polos, e Araguaína é uma delas. 

“É o grande polo da região Norte do Estado. Não tem como trabalhar estratégia de desenvolvimento sócioeconômico sem considerar o município. Estamos trabalhando com a política de desenvolvimento do Tocantins e é preciso pensar a longo prazo, e momentos como este só vem para fomentar ainda mais a economia e gerar oportunidades”, frisou.

Atraindo investimentos e sendo referência

Dentre os visitantes que prestigiaram a abertura da EPOCA, esteve uma comitiva de 36 empresários e gestores de Paraíso do Tocantins, que ainda aproveitou a visita para conhecer a organização da Prefeitura nos avanços em tecnologia e incentivo ao comércio. Segundo a superintendente de Industria e Comércio de Paraíso, Mariana Fernandes, o conhecimento obtido em Araguaína será usado na cidade.  

“Nós temos o ecossistema de inovação de Paraiso e nos debates com os parceiros entendemos que precisávamos conhecer boas práticas. Então, viemos conhecer como a Prefeitura de Araguaína desenvolveu todo esse ambiente de inovação. Isso envolve desde o mapeamento do ecossistema de inovação, o sandbox que Araguaina implementou, que é um marco legal para as empresas de tecnologia investirem no município e se desenvolverem. Conhecer o arcabouço de leis que a Araguaína desenvolveu para criar todo esse ambiente, para que as empresas se sintam seguraras de investir”, explicou Mariana.

A feira

De acordo com a Aciara, são esperadas cerca de 40 mil pessoas nos cinco dias de feira, para conhecer os produtos e serviços dos mais de 160 expositores de diversos segmentos, como roupas, calçados, decoração, tecnologia, veículos, beleza, maquinários, alimentação, agronegócio, saúde, capacitações, conhecimento, entre outros.

Para trazer soluções práticas, com ideias inovadoras e assertivas, participam das palestras master, os especialistas de renome nacional: Camila Farani, Natália Beauty, Felipe Titto e João Kepler. Essas palestras são pagas, mas a Arena do Conhecimento também terá uma programação gratuita com os workshops e mesas-redondas sobre diversas temáticas, como vendas, estética, turismo, saúde, agronegócio e empreendedorismo feminino.

De acordo com a Aciara, são esperadas cerca de 40 mil pessoas nos cinco dias de feira. Foto: Marcos Sandes/Ascom Prefeitura

São mais de 160 expositores de diversos segmentos, como roupas, calçados, decoração, tecnologia, veículos, beleza, maquinários. Foto: Marcos Sandes/Ascom Prefeitura

Público presente na abertura
Público presente na abertura

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.