Romaria

Wanderlei, Dorinha, Dimas, Carlesse, Ataídes e Mourão vão à maior peregrinação religiosa do Tocantins

Festejo do Senhor do Bonfim de Natividade ocorre há mais de dois séculos.

Por Redação 679
Comentários (0)

16/08/2022 08h42 - Atualizado há 1 ano
Festejo reúne mais de 100 mil pessoas

O governador do Tocantins e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa, do Republicanos, participou de uma das maiores peregrinações religiosas do Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade. 

Presente na missa, o governador disse que a gratidão ao Senhor do Bonfim é capaz de provocar um verdadeiro fenômeno no povoado e atrair multidões. 

São 12 dias de festa que reúne fé, tradição, religiosidade e o principal objetivo de todos os romeiros é agradecer. Esse é um momento de união e recolhimento de todos os tocantinenses”, afirmou. 

Na tarde da segunda-feira (15), o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da candidata ao Senado Professora Dorinha (União) e do candidato a vice, Laurez Moreira (PDT) participou também da programação do festejo em Araguacema. 

RONALDO DIMAS

Em agenda no Sudeste do Estado, o candidato a governador da coligação A Transformação que o Tocantins Precisa, Ronaldo Dimas (PL), participou da Missa do Bonfim e almoçou com romeiros.

Em Taguatinga, ele prestigiou os festejos de Nossa Senhora da Abadia e, na segunda-feira, esteve na missa da padroeira Nossa Senhora da Abadia e visitou o comércio local.

Na ocasião, Dimas se comprometeu a promover um grande programa habitacional que beneficiará 30 mil famílias no Estado. Segundo ele, isso será possível somando três tipos de ações, abrangendo construção de novas casas e reformas de residências já existentes através da volta do programa Cheque-Moradia.

CARLESSE

O candidato a senador Mauro Carlesse (AGIR-TO) também prestigiou a Romaria do Senhor do Bonfim na manhã desta segunda-feira (15), marcando presença na tradicional Missa do Bonfim.

"Vim pedir a benção do Senhor do Bonfim, neste momento tão importante para todos nós e para a cultura do nosso Estado", declarou Carlesse, acompanhado por Glaydson Nato, vice-prefeito de Gurupi.

Além de participar da celebração da Missa do Bonfim, como tradicionalmente faz todos os anos, Carlesse fez questão de dialogar com romeiros e comerciantes presentes. "É um prazer receber aqui o Mauro Carlesse. Esse homem fez muito por nós tocantinenses, e será, com fé em Deus, o nosso Senador", disse o comerciante Luiz Colodino de Souza, morador de Lizarda que foi ao Bonfim para vender roupas e celebrar a romaria.

"Como senador, vou trabalhar para que esta manifestação de cultura, história e devoção do povo tocantinense ocorra em uma estrutura digna da importância da Romaria do Senhor do Bonfim", disse Mauro Carlesse.

ATAÍDES OLIVEIRA

Todos os anos, o candidato a senador Ataídes Oliveira (Pros) também visita o município de Natividade nesta época do ano, para participar da tradicional festa religiosa da Romaria do Senhor do Bonfim.

Neste dia 15 de agosto, ele esteve na peregrinação ao lado de sua companheira Natália Póvoa, em mais uma demonstração de fé, de valorização e de respeito pela cultura regional.

No portal de entrada do evento, Ataídes relembrou que já destinou recursos próprios para benfeitorias no espaço onde ocorrem as festividades. “Em 2015, Deus me abençoou e eu fiz, com recursos próprios, esse portal aqui de entrada do Nosso Senhor do Bonfim. Também tivemos o privilégio de construir o altar, que hoje foi celebrada a grande missa campal. Então, eu sempre agradeço a Deus por ter me dado essa condição financeira para fazer essas obras em prol da fé que a gente carrega e também de ter ajudado a melhorar a vida dos nossos romeiros e romeiras”, destacou.

Além das obras citadas, Ataídes também construiu, com recursos próprios, dependências para os religiosos, com quartos, ar-condicionado, banheiros, confessionários e sala de espera. À época, ele foi homenageado pelo o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa, como único político tocantinense que apoiou a realização do evento religioso.

PAULO MOURÃO

Tradicionalmente, nos dias 15 de agosto, Paulo Mourão e sua esposa Ana Mourão participam das atividades do Senhor do Bonfim e neste ano não foi diferente. Na manhã desta segunda-feira, o candidato ao governo pelo Partido dos Trabalhadores participou da procissão e missa, onde pode renovar e professar a sua fé cristã, além de rever amigos e conversar com os romeiros.

“Uma história de fé, eu e minha esposa Ana somos devotos do Senhor do Bonfim e fazemos isso não só pela nossa crença, mas porque as festividades reforçam em nós o compromisso cristão, e cumprir essa missão nos torna melhor como seres humanos, como esposa e como marido e aqui revemos, ainda, amigos de décadas”, contou Paulo Mourão.

Conforme Mourão, neste momento em que o poder econômico, as posses, superam os valores dos seres humanos, participar do momento de oração e encontros fraternos leva a reflexão sobre o que realmente é o desejo e necessidade das pessoas.

“Este é, acima de tudo, um momento de reflexão sobre um mundo em que o ter supera o ser, quando na verdade o que precisamos é ser. Ser mais amáveis, ser mais parceiros, ser mais gentis, ser mais cristãos e ser mais amigos compartilhando as dores uns dos outros porque o mundo precisa de mais fraternidade e acima de tudo a mais igualdade”, disse.

Acompanharam Paulo Mourão, além de sua esposa Ana Mourão, o candidato ao senado Vilela do PT, o deputado federal Célio Moura e os candidatos a deputado estadual Professor George França e Zé Roque.

Festa do Bonfim

O festejo do Senhor do Bonfim de Natividade ocorre há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado, em 1.750. Conta a tradição que um vaqueiro encontrou uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim, nas cercanias da sede do município. Como o santo não parava na cidade, os devotos começaram a seguir a pé até o povoado, onde até hoje rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim.

Tradição

A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país.

Segurança

De acordo com a Polícia Militar, só no distrito de Natividade, circularam cerca de 100 mil pessoas ao longo dos 10 dias do festejo, entre fiéis, romeiros, comerciantes e visitantes. "Neste último dia, 15, foi estimado a presença de até 40 mil pessoas simultaneamente no distrito. No transcorrer da Romaria, desde o dia 6, recebemos até 10 mil pessoas por dia circulando aqui", informou o Major da PM, Renato Lisboa, lotado na 2ª Companhia da PM em Dianópolis e comandante responsável pela operação de segurança no Bonfim.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.