Itacajá e Goiatins

Pontes são destruídas por enchentes e indígenas ficam isolados na região norte do Tocantins

Aldeias tinham pontes de madeira improvisadas.

Por Redação 650
Comentários (0)

17/03/2023 14h39 - Atualizado há 1 ano
Indígenas se arriscam para atravessar

As fortes chuvas dos últimos dias destruíram pontes de madeira nas estradas que dão acesso às aldeias Lagoinha e São Vidal, localizadas nos municípios de Itacajá e Goiatins, respectivamente.

Embora a aldeia São Vidal tenha outra rota de acesso sem passar pelo córrego, o desvio aumenta a distância em cerca de 24 km. Já a comunidade Lagoinha não possui nenhum outro acesso e, em razão, disso, adultos e crianças se arriscam na travessia dos córregos para chegar até a cidade, onde há postos de saúde, escolas e locais de trabalho.

Segundo lideranças indígenas, a construção das pontes é uma reivindicação antiga enviada às prefeituras dos municípios, mas nunca foram atendidas.

O Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) disse que oficiou o Poder Executivo dos municípios de Itacajá e Goiatins, além da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (SEINF) solicitando a construção emergencial das pontes.

Segundo o INDTINS, as pontes que foram levadas pela cheia dos córregos tinham sido construídas pelas próprias comunidades.

Travessia improvisada
Travessia improvisada
Água na altura da ponte

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.