Hospital de excelência

Gestores da Saúde no Tocantins fazem visita técnica ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Iniciativa faz parte da pós-graduação do PROADI-SUS.

Por Redação
Comentários (0)

04/05/2023 14h38 - Atualizado há 11 meses
Visita técnica

Quinze servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) estão em uma visita técnica ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Essa atividade faz parte da pós-graduação em “Excelência Operacional na Área da Saúde” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), desenvolvido em parceria com hospitais de referência, como o Albert Einstein.

A programação aconteceu nos dias 2 e 3 de maio na Unidade Einstein do Morumbi (SP). No primeiro dia teve visita ao Centro de Simulação Realística, com vivência da simulação e oportunidade de trabalhar com as ferramentas básicas do Lean e visita aos hospitais públicos Moisés Deustch (MBOI) e o Hospital Municipal Vila Santa Catarina, ambos gerenciados pelo Albert Einstein. Já no segundo dia foi feita uma visita às áreas de garantia da receita, fluxo do paciente, laboratório e pronto-socorro.

Segundo a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, essa visita está dando a oportunidade para os profissionais da SES-TO, juntamente com profissionais do Estado do Pará, Roraima e Amapá, de conhecer a realidade da assistência hospitalar ofertada por um hospital de excelência em São Paulo.

“Nessa atividade, estamos conhecendo a unidade central do hospital no Morumbi e também dois hospitais públicos gerenciados pelo Einstein. Foi uma ótima experiência conhecer uma outra realidade com protocolo e rotina, mas que é possível ser aplicada no SUS e no Tocantins”, afirmou.

A diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noemia Sampaio de Andrade, que também está participando da visita em São Paulo, falou da experiência. “Visitamos várias unidades dos hospitais públicos, como pronto-socorro, centro cirúrgico, além de unidades administrativas como o próprio faturamento, o SAMI, nutrição e farmácia. É uma forma de vivenciarmos essa metodologia que eles usam para adaptar e levar para a nossa realidade no HGP e também desenvolver projetos de melhorias na nossa unidade”, afirmou.

O curso também busca incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados nas instituições em que atuam os servidores, abrangendo diferentes campos da área de gestão hospitalar a partir de problemas reais. Os Hospitais do Tocantins estão desenvolvendo os projetos de intervenção: Desenvolver melhorias no processo de Faturamento do Hospital Geral de Palmas - HGP; Redução do tempo de atendimento inicial do Pronto Socorro do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e Análise da Demanda de Consultas Especializadas Pré-Cirúrgica do Hospital Regional de Gurupi (HRG).

PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, irá capacitar profissionais do SUS em gestão e excelência operacional por meio de um curso de pós-graduação que contempla projetos aplicados com foco em problemas reais das organizações de saúde envolvidas.

O projeto é conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, uma das seis instituições de excelência que compõem o PROADI-SUS. O objetivo desse projeto é garantir uma prática eficaz, capaz não somente de solucionar problemas, mas também de melhorar o contexto social por meio de uma gestão responsável e do uso eficiente dos recursos públicos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.