Fique atento!

Golpes de consórcio causam prejuízos a mais de 170 pessoas no Tocantins; Procon faz alerta

Golpe do consórcio é uma modalidade que tem prejudicado muitos consumidores.

Por Redação
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02/09/2024 15h50 - Atualizado há 4 horas
O golpe do consórcio acontece por meio de anúncios atrativos nas redes sociais

Notícias do Tocantins - O Procon Tocantins chama a atenção dos consumidores para a importância de estar atento antes de entrar em um consórcio. Golpes relacionados a consórcios são armadilhas que podem comprometer seriamente os sonhos dos consumidores. Por isso, é crucial estar sempre vigilante para se proteger.

O golpe do consórcio é uma modalidade que tem prejudicado muitos consumidores, o Procon Tocantins realizou mais de 170 reclamações de consumidores prejudicados por esses golpes, de fevereiro até agosto. Com isso o órgão tem como objetivo orientar a população sobre esses golpes e como se proteger. 

O consórcio é uma modalidade de aquisição em que um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem ou serviço, como um carro, uma moto ou uma casa, constituindo um fundo coletivo.

O superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva, explica que “o consumidor que decidir realizar um consórcio precisa estar sempre atento a possíveis golpes e abusos, é sempre recomendado verificar a situação financeiras, pagar dívidas antes de entrar com o consórcio, fazer simulações de consórcio, comparar custos, conhecer diversas opções, analisar o comportamento do grupo, ler bem o contrato antes de assinar e tirar suas dúvidas, dessa maneira se torna mais fácil do consumidor se proteger.”

Conheça os golpes mais comuns no mundo do consórcio:

Falso consórcio:  Para gerenciar grupos de consórcio, a empresa precisa obrigatoriamente de autorização do Banco Central do Brasil (BCB). O BCB é responsável por regular, coordenar, supervisionar e fiscalizar o Sistema de Consórcios, conforme a Lei 11.795/2008. Portanto, se a empresa não tem essa autorização, ela não é uma administradora de consórcios e, portanto, não é um consórcio. Para sua segurança, verifique se a empresa tem a autorização no site do BCB.

Data da contemplação garantida: Uma das principais características do consórcio é oferecer ao consorciado a chance de obter crédito por meio de contemplação, seja por sorteio ou lance. No entanto, não é possível prever quando isso ocorrerá, pois não se sabe qual número será sorteado ou quais valores de lance serão oferecidos pelos outros participantes. Por isso, é essencial ler o contrato com atenção, conferir as regras sobre sorteios e lances, e garantir que todos os acordos feitos durante a negociação estejam registrados no documento.

Golpes da falsa cota contemplada: Uma cota contemplada é aquela em que o consorciado já pode usar o crédito, pois foi aprovada em uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), por sorteio ou lance. Ao vender sua cota contemplada com a autorização da administradora, o consorciado transfere o contrato e o direito de usar o crédito para outra pessoa. No entanto, é nesse processo que ocorrem golpes, onde golpistas atraem consumidores com promessas de bens a preços baixos, levando-os a fazer pagamentos sem que a cota exista. Para comprar uma cota contemplada com segurança, verifique sua autenticidade diretamente com a administradora por meios oficiais. Além disso, desconfie de preços muito abaixo da média e da venda direta de veículos sem a intermediação de uma administradora de consórcios.

Golpes com boletos: Atualmente, todos os boletos emitidos por instituições financeiras são registrados conforme as normas vigentes, garantindo que as informações do beneficiário apareçam no momento do pagamento e que o boleto possa ser pago em qualquer banco. Por isso, ao pagar um boleto, verifique se o nome do beneficiário corresponde ao indicado e se o banco destinatário é o mesmo do boleto. Se houver qualquer discrepância, não faça o pagamento. Se você pagar um boleto indevidamente, entre em contato com seu banco para relatar o problema e contestar a transação.

Denuncie!

Em casos de irregularidades identificadas pelos consumidores, o Procon Tocantins disponibiliza canais diretos para denúncias, como o Disque 151 e o WhatsApp denúncia (63) 9 9216-6840

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