Mauro Carlesse

Governador do Tocantins decreta isenção de ICMS para compra de oxigênio hospitalar

Medida visa evitar falta de oxigênio nos hospitais, situação ocorrida em outros Estados.

Por Redação
Comentários (0)

18/03/2021 08h27 - Atualizado há 3 anos
Paciente sendo entubado

Como medida auxiliar ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou nesta quarta-feira (17) o Decreto nº 6.233, isentando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o oxigênio medicinal até 31 de julho de 2021.

Com essa isenção do ICMS do oxigênio, a gente quer garantir que o Tocantins não passe pela crise que outros estados da federação enfrentaram. Nosso trabalho é para que todos que precisarem tenham atendimento aqui no nosso Estado, seja na rede pública, privada e nos leitos contratados pelo governo”, sustenta o governador.

Conforme o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, a isenção se aplica nas seguintes operações: aquisição, interna ou importação, realizada por pessoa jurídica pública, prestadora de serviço de saúde; e aquisição, interna ou importação, realizada por pessoa física ou jurídica, contribuinte ou não do ICMS, desde que as mercadorias objeto dessas operações sejam doadas às instituições públicas e prestadoras de serviço de saúde.

A isenção também se aplica nos seguintes casos: na diferença das alíquotas interestadual e interna, se couber; nas correspondentes prestações de serviço de transporte; e nas doações realizadas para as instituições públicas e prestadoras de serviço de saúde.

Na prática, a medida facilita a compra por qualquer pessoa que queira ajudar na recuperação dos infectados com o coronavírus, fazendo a doação do produto.

“O governo está fazendo a sua parte, cumprindo com sua responsabilidade e agora abre a possibilidade e a aceita a contribuição da sociedade. Unidos, seguindo as regras sanitárias, adotando medidas para conter o vírus e não deixar a economia enfraquecer, sairemos dessa crise e fortaleceremos o Tocantins”, finaliza o governador.

Mauro Carlesse

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.