Europa

Em Barcelona, Wanderlei Barbosa firma acordo de intercâmbio entre jovens tocantinenses e espanhóis

Seleção para o intercâmbio contemplará os jovens com o melhor desempenho.

Por Redação 711
Comentários (0)

02/06/2023 14h47 - Atualizado há 10 meses
Governador apresenta o programa Jovem Trabalhador em visita à Demà Jovem

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou uma visita à sede da Demà Jovem, renomada organização especializada em programas de aprendizagem, localizada na cidade de Barcelona, na Espanha, nesta sexta-feira (02).

O objetivo da visita foi apresentar o programa Jovem Trabalhador e firmar um acordo que possibilitará o intercâmbio entre jovens espanhóis e brasileiros por meio do programa executado pelo Governo do Tocantins.

O programa tem como objetivo promover a qualificação profissional de jovens, oferecendo oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho. A parceria com a Demà Jovem abrirá portas para que os jovens tocantinenses possam vivenciar uma experiência internacional, ampliando seus horizontes e adquirindo novos conhecimentos.

Durante a visita à sede da Demà Jovem, o governador Wanderlei Barbosa foi recebido por autoridades da organização e teve a oportunidade de apresentar os detalhes do programa e seus benefícios para os jovens do estado do Tocantins.

O governador destacou a importância do intercâmbio, da troca de conhecimentos e como isso traz benefícios para o Tocantins em várias esferas, como a área de tecnologia. "Estou muito satisfeito em estar aqui hoje firmando este acordo que possibilitará que os jovens do Tocantins tenham acesso a oportunidades de aprendizado e crescimento em um cenário internacional. A parceria com a Demà Jovem é fundamental para que possamos oferecer uma formação de qualidade aos nossos jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho", afirmou o governador.

Durante o encontro, ficou firmado um acordo entre os países, no qual 10 jovens tocantinenses inclusos no Jovem Trabalhador passarão por experiências na Espanha para realização de atividades culturais, socioambientais e educacionais, por meio do programa. A seleção para o intercâmbio se dará por meio de um sorteio com os jovens que tiverem melhor desempenho dentro do programa. 

O co-presidente da  Demà Jovem, Josep Gassó Espina, expressou entusiasmo com a parceria estabelecida. "Estamos felizes em receber o governador Wanderlei Barbosa em nossa sede e saber que o Tocantins executa projetos como esse. Essa é uma grande oportunidade para eles, é muito importante que eles façam esse intercâmbio”, frisou Josep.

Visita do governador e equipe de trabalho

Para o presidente da Renapsi, Adair Meira, o Tocantins está de parabéns por executar um projeto como esse, levando oportunidade para outros municípios distantes de Palmas, a capital do Estado. “Precisamos reconhecer o quanto isso é grandioso, o Governo do Tocantins está preocupado com os jovens, principalmente aqueles que moram longe de Palmas, em cidades menores. O Tocantins é um Estado novo, o mais jovem do Brasil, e iniciativas como essa mostram o compromisso da gestão com os seus jovens”, afirma Adair.

O governador Wanderlei Barbosa também ressaltou a importância de investir na educação e na formação profissional como estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Ele destacou que o programa Jovem Trabalhador tem também um forte impacto positivo para a sociedade e que o intercâmbio entre jovens de nações diferentes proporciona uma evolução mútua onde todos saem ganhando.

Queremos trabalhar com a nossa população mais jovem, capacitando ela para que possa melhorar de vida. O intercâmbio ocorre em vários países, com sucesso, então somos gratos por essa oportunidade importante para a formação dos nossos jovens”, finaliza o governador Wanderlei Barbosa.

Programa Jovem Trabalhador

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o programa Jovem Trabalhador contempla jovens de 16 a 21 anos, de todo o Estado, que vão assinar um contrato de trabalho formal, podendo ter duração de um ano, com remuneração de meio salário mínimo de hora trabalhada, recebendo uniforme, crachá, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico. Esse é o maior programa de aprendizagem para o público jovem na história do Estado, sendo iniciado no dia 1° de maio e, desde então, mais de 2 mil jovens já se inscreveram.

As vagas serão distribuídas em órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário Estadual, além do Ministério Público Estadual (MPTO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos municípios. O programa Jovem Trabalhador é financiado com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO).

Demà Jovem by Renapsi

Demà Jovem é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), com 30 anos de atuação no Brasil, que une educação, trabalho e tecnologia inovadora com impacto social para criar oportunidades na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade. A Demà Jovem by Renapsi promove a formação de qualidade de jovens em situação de vulnerabilidade, visando a inclusão social e inserção no mercado de trabalho, tendo aplicado suas atividades em todo o mundo.

Missão no exterior

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, está em missão oficial na Europa de 28 de maio a 9 de junho. Acompanhado da equipe técnica, o governador já cumpriu agenda institucional na Estônia, estando agora na Espanha, seguindo posteriormente para a Suíça. Dentre os temas debatidos estão a Governança Digital, intercâmbio para o programa Jovem Trabalhador e questões ligadas ao meio ambiente.

Governador firmou acordo para intercâmbio de jovens trabalhadores

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.