Retomada

Comitê de Crise aprova retorno das aulas presenciais e visitas aos presídios no Tocantins

As medidas foram deliberadas pelo Comitê de Crise.

Por Redação 4.282
Comentários (0)

29/09/2020 08h14 - Atualizado há 3 anos
Reunião entre os membros do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19

O Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19 realizou uma reunião nesta segunda-feira (28) para debater assuntos como a retomada gradativa das aulas presenciais, visitas de familiares e advogados nas unidades prisionais, e ainda, sobre a reabertura dos parques estaduais. O governador Mauro Carlesse participou da reunião.

O secretário de Saúde, Edgar Tollini, afirmou que o Tocantins está com ótimo nível de capacidade de atendimento. “Implantamos mais de 400 leitos para tratamento da Covid-19, e hoje temos uma taxa de ocupação de 34% desses leitos, a menor desde o mês de julho. Em Palmas, já estamos pensando na desmobilização dos leitos clínicos no Hospital Geral de Palmas para que o mesmo volte a sua finalidade, que é o atendimento de urgência e emergência”, pontuou.

Com a queda do contágio da doença, não há mais necessidade de remover pacientes em busca de leitos. “Já chegamos a registrar 5 mil km rodados num só dia, com essas transferências de pacientes para os locais com leitos disponíveis. O nosso Laboratório Central voltou à sua capacidade, realizando 2 mil testes por dia, sem necessidade de enviar amostras para análise fora do Estado”, complementou.

Aulas presenciais

A secretária da Educação, Adriana Aguiar, informou que ainda em outubro, as aulas presenciais retornarão de forma gradativa na rede pública estadual. “O protocolo de medidas de segurança para retomada das aulas presenciais está pronto, devendo ser revisado em conjunto com a Saúde. Ainda não posso precisar uma data, mas é certo que, já no mês de outubro, vamos retornar às aulas presenciais também de forma gradual; assim como fizemos na modalidade não presencial, observando todos os protocolos de segurança”, afirmou.

A secretária Adriana Aguiar ainda destacou que, a Seduc tem se preocupado com a questão da segurança no transporte escolar e da disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), tanto para os alunos quanto aos servidores, assim como a devida higienização das escolas e garantia da merenda escolar.

“No Estado do Tocantins, com a retomada das aulas não presenciais, desde o dia 29 de junho para os alunos do 3º ano, conseguimos assegurar a todos eles a conclusão do ano letivo 2020 ainda este ano, de forma que suas carreiras não sejam prejudicadas. E eles também serão os primeiros a retornar na modalidade presencial, e sucessivamente as demais séries”, ponderou Adriana Aguiar.

Visitas aos presídios

Quanto à retomada das visitas, tanto de familiares quanto dos advogados das pessoas que cumprem pena no sistema penitenciário do Tocantins, o secretário da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Luís Fidelis, informou que, já em outubro haverá a retomada de forma gradativa, inicialmente a cada 30 dias.

“A nossa maior preocupação era a contaminação da massa carcerária e com isso levar mais problemas para a rede de saúde. Tivemos o contágio de 469 presos, mas conseguimos resolver dentro do próprio sistema, e hoje é quase zero o número de casos. Vamos retomar as visitas com todos os protocolos de segurança, de aferir a temperatura, uso de EPIs e distanciamento”, destacou secretário, lembrando que atualmente é assegurado o contato via telefone e webconferência.

Transparência nos gastos

Finalizando a reunião, o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, afirmou o Tocantins tem controle de seus gastos mesmo diante da crise.

“O Estado vem passando bem e com controle de gastos. Vem superando a crise com bastante tranquilidade e vai fechar o ano com controle de gastos, usando a inteligência fiscal. Desde o início da pandemia, o Tocantins investiu R$ 180 milhões (dados até o 2º quadrimestre) no enfrentamento à Covid-19, focado na área da saúde, na assistência social, entre outros”, destacou.

O secretário de Comunicação, Élcio Mendes, complementou que o Estado tem tido total transparência na divulgação, tanto dos números da Covid-19 quanto dos gastos.

“O Tocantins alcançou um índice excelente de transparência, e teve ainda, reconhecimento nacional pela implantação de mais 400 leitos. Tem estados mais populosos que investiram bem menos na criação de novos leitos. O Tocantins agiu com antecedência já desde o primeiro possível caso, adotando protocolos de enfrentamento e preparando a rede pública de saúde. A gente vê nos números um momento de desaceleração, mas os cuidados de combate e prevenção continuam, porque é uma doença letal. Sabemos que ainda temos muito trabalho, mas estamos otimistas”, ponderou.

O governador Mauro Carlesse destacou a união de todas as entidades que compõem o Comitê de Crise. “A gente vê que o Estado do Tocantins é de fato diferente, onde todos trabalham em conjunto, de forma que a população tenha confiança e os investidores também. E a nossa missão é essa, servir à comunidade, ter pontualidade quanto aos seus compromissos e atrair mais crédito para investirmos mais.  Gradativamente vamos voltando à normalidade, com a abertura dos nossos parques para visitação, retomada das aulas, assegurando direitos, de forma que o tocantinense volte a trabalhar e sustentar suas famílias, pois muitas foram bastante afetadas com essa pandemia”, finalizou o Chefe do Executivo.

A reunião contou ainda com representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado, Exército, Marinha, Infraero, Casa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.