Próximo passo será a seleção das instituições de ensino.
O Governo do Estado assinou nesta nessa sexta-feira (29/9) a Medida Provisória (MP) n° 22/2023 que dispõe sobre o Programa Educa Mais Tocantins, que ofertará bolsas de graduação para jovens de baixa renda e professores da rede pública que vivem em municípios do interior do Estado.
O programa será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) por meio de edital e possibilitará a interiorização da graduação, oferecendo 5 mil bolsas de estudo para jovens tocantinenses cursarem o ensino superior, considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região do Estado.
O programa beneficiará estudantes de baixa renda, egressos do ensino médio e que não possuam diploma de curso superior e professores da rede pública de ensino, com investimento do Governo do Tocantins de R$ 10 milhões, iniciais, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT), geridos pela Fapt.
"Espero que as universidades participem para que possamos contemplar alunos que residem em locais mais remotos, para ter uma oportunidade de formação", declarou o governador Wanderlei Barbosa ao assinar a MP.
“Com esse projeto levaremos ensino superior aos alunos que não têm acesso à universidades e que não possuem condições de migrar da cidade para buscar uma graduação. Nosso objetivo é contribuir com a geração de emprego e a inclusão social, além de estimular a formação do professor da rede pública de ensino, pretendendo trazer uma atividade mais qualificada para os nossos professores conforme a sua área de atuação”, ressaltou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
O próximo passo para a execução do programa será o chamamento público para a criação de um edital para que as instituições de ensino privadas se inscrevam no processo.