Tocantins

Faculdades privadas já podem se credenciar em programa que ofertará 5 mil bolsas de estudo

Programa visa fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado.

Por Redação 930
Comentários (0)

18/10/2023 14h45 - Atualizado há 6 meses
Prazo para submissão das propostas vai até 23 de outubro

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) divulgou o edital de credenciamento para cadastro de instituições de ensino superior (IES) ao programa Educa Mais Tocantins, que irá ofertar 5 mil bolsas de graduação em cidades do interior do estado. O prazo para submissão das propostas vai até o dia 23 de outubro. 

O chamamento é aberto a IES privadas com sede e foro no Tocantins, com quadro de professores especialistas, mestres e doutores para os cursos ofertados e com atuação na área de educação superior. 

O objetivo é a prestação de serviço na oferta de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial (híbrida) e a distância, em conformidade com as normas estabelecidas pelo MEC, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento direcionadas a estudantes hipossuficientes egressos do ensino médio e professores públicos da educação básica que estão atuando fora de área (para as áreas das licenciaturas). 

Metas do edital 

  • Ofertar cerca de 5 mil vagas anuais em diferentes cursos. As vagas serão divididas nos seguintes percentuais: 80% das vagas totais serão divididos entre os municípios com população menor que 10 mil habitantes e 20% para as cidades com população maior que 10 mil habitantes.
  • 30% das vagas serão destinadas para os cursos de gestão e 70% das vagas serão destinadas para os cursos de licenciatura, sendo que destes 10% serão destinados a professores da rede pública de ensino.
  • Atender estudantes de baixa renda (hipossuficiente) egressos do ensino médio e professores da educação básica da rede pública Estadual e Municipal. 

Educa Mais Tocantins 

O programa tem por finalidade fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado, por meio de instituições de ensino superior privadas com ou sem fins lucrativos, democratizando o acesso ao âmbito acadêmico, de forma atingir o Plano Nacional de Educação e melhorar a oportunidade para os jovens terem acesso à graduação, uma vez que a taxa de inserção no ensino superior é muito baixa. 

Tendo como missão promover o ensino universitário, por meio da interiorização do ensino, o Educa Mais Tocantins ofertará vagas em cursos considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região. 

O programa tem como objetivo contribuir com a geração de emprego, com a formação de profissionais para os diferentes setores da economia, visando à melhoria de renda e à inclusão social.

Inscrições do chamamento 

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Ies.credenciamento@tecnologia.to.gov.br. O resultado final das propostas habilitadas será divulgado nno dia 30 de outubro.   

Confira aqui o edital

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.