Imunização

Governo do TO decide ajudar prefeituras na vacinação contra covid-19 devido à lentidão

'Nós queremos saber onde estão os gargalos', diz secretário.

Por Redação
Comentários (0)

23/06/2021 10h12 - Atualizado há 2 anos
Secretário Divino Allan é um dos coordenadores do grupo

O Governo do Tocantins criou um grupo de trabalho para fazer o monitoramento do Plano Estadual de Vacinação com o objetivo de coordenar as estratégias destinadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O Ato nº 770 que designa os componentes do grupo foi publicado no Diário Oficial segunda-feira (21).

O Estado é um dos últimos no ranking nacional de vacinação. Até agora, apenas 8,85% da população está imunizada com a 2ª dose, e 23,84% com a primeira. Das 759.400 doses recebidas, 668.596 foram distribuídas e 519.741 aplicadas. Os dados foram atualizados em 23 de junho às 10h01.

Como coordenadores do grupo estão o secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan, e a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Perciliana Bezerra. O Grupo de Trabalho ainda tem como representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Nelsifran Sousa Lins, e da Polícia Militar, Melissa Barreira de Vasconcelos.

Divino Allan disse que o Grupo irá atuar junto aos municípios para identificar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde no processo de imunização contra a Covid-19. “Nós queremos saber onde estão os gargalos. É na logística, é no morador que ainda não foi tomar a vacina ou tomou a primeira dose e não retornou para tomar a segunda. É com esse panorama que o Governo do Tocantins quer atuar ainda mais junto com nossos prefeitos para um trabalho mais intenso nesse momento tão importante”.

O secretário acrescentou que o Governo sempre esteve junto com os municípios desde o primeiro momento da pandemia. "Foi ampliado o número de leitos para atender os pacientes com Covid-19 que precisaram de internação em todas as regiões do Estado. E agora, com a chegada da vacina, não podemos atrasar o processo de imunização”, finaliza.

À convite, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) também terão representatividade no Grupo de Trabalho, tendo designados os seguintes servidores: Celsimar Custódio Silva (MPE), Marcelo Olímpio Carneiro Tavares (TCE) e Cleiton Martins da Silva (DPE).

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.